02.03.2021 às 08:16h - atualizado em 02.03.2021 às 08:18h - Coronavírus

Estoque de hidroxicloroquina doado pelos EUA está parado em SC

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Estoque de hidroxicloroquina doado pelos EUA está parado em SC

Milhares de comprimidos de hidroxicloroquina que foram doados pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil estão encalhados em depósitos em Santa Catarina. O medicamento, frequentemente recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro mesmo sem comprovação científica de eficácia contra a Covid-19, foi enviado a cidades brasileiras em setembro do ano passado e pouco utilizado.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 01, e confirmada pela reportagem do Diário Catarinense. Das três cidades catarinenses que receberam a carga doada, duas estão com estoques parados e já cogitam devolver o medicamento.

Em um esforço diplomático do governo Bolsonaro com o então presidente norte-americano, Donald Trump, 458 mil comprimidos de hidroxicloroquina de 200mg foram enviados ao Brasil e distribuídos para cidades e estados que demonstraram interesse entre setembro e janeiro. Dessa quantia, quase metade veio para três cidades catarinenses: Joinville, Lages e Pinhalzinho. As informações fazem parte de um relatório do Ministério da Saúde divulgado pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

A maior carga de hidroxicloroquina enviada dos EUA veio para Joinville. A maior cidade de SC recebeu 160,5 mil comprimidos e, segundo a Secretaria de Saúde, utilizou apenas 0,8% até hoje. Pouco mais de mil comprimidos foram utilizados com base nas receitas de médicos aos pacientes.

A carga com mais de 159 mil unidades do medicamento está parada desde então na Central de Abastecimento Farmacêutico da prefeitura. Com parte do estoque já perto do vencimento, a prefeitura de Joinville começou o processo de devolução dos remédios para o Ministério da Saúde.

Situação parecida ocorreu em Lages, na Serra. A cidade foi a segunda no país que recebeu mais comprimidos da hidroxicloroquina doada por Trump. Dos 63 mil comprimidos recebidos, 57 mil estão encalhados.

Com um volume menor e uma política de incentivo ao tratamento precoce, a cidade de Pinhalzinho, no Oeste, foi a única que usou 100% dos comprimidos doados. Todos os 3 mil que chegaram em setembro já foram receitados, e até hoje o município mantém uma distribuição constante da droga.

Fonte: G1 / SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.