02.03.2021 às 08:38h - atualizado em 02.03.2021 às 14:17h - Educação

Ceja recebe novas turmas de venezuelanos em português básico

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Ceja recebe novas turmas de venezuelanos em português básico

Itapiranga registra grande número de estrangeiros em busca de cursos de português básico no CEJA. Venezuelanos revolucionaram esta demanda nos últimos anos e a procura continua grande. Segundo a diretora do CEJA de Itapiranga, Laerte Stülp, o ano letivo de 2021 sofreu vários ajustes e todos estão se adaptando à realidade com a pandemia. Foram feitas pesquisas sobre grupos de risco e opções por aulas a distância, no sistema remoto ou presencial.

Laerte salienta que os alunos que optaram pelo sistema presencial, no momento também estão sendo atendidos via plataforma com os conteúdos disponibilizados na internet. Outra opção é a retirada de material impresso que está sendo disponibilizado na sede do CEJA.

Atualmente 160 alunos estão matriculados para aulas no CEJA, com turmas em Iporã do Oeste, Santa Helena, comunidade de Cristo Rei, no interior de São João do Oeste e na sede, em Itapiranga. A diretora, Laerte Stülp, informa que foram formadas três turmas de português básico para estrangeiros, sendo 58 alunos venezuelanos, além de outras nacionalidades, incluindo até do Egito. A grande procura neste ano surpreendeu a direção do CEJA. O Centro de Educação de Jovens e Adultos conta com mais de 10 professores nas suas unidades em cinco municípios. A diretora também chama atenção para a grande variação de idade dos alunos. Pesquisa sobre o grupo de risco mostrou presença de jovens até pessoas da terceira idade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.