02.02.2024 às 14:06h - atualizado em 03.02.2024 às 06:45h - Geral

Nova sede do SAMU será inaugurada sexta-feira, dia 09, em SMO

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Nova sede do SAMU será inaugurada sexta-feira, dia 09, em SMO
Fotos: Cristian Losch/Portal Peperi

Depois de quase 6 anos de funcionamento no quartel do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Miguel do Oeste vai ter um novo espaço no município. A nova sede do Samu fica na rua Padre Aurélio Canzi, nas proximidades da escola Emma Balke. De acordo com o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Cezar Medeiros, o objetivo da mudança é dar mais condições de trabalho e construir a identidade própria do Samu.

A inauguração da nova base do Samu estava agendada para esta sexta, 02. No entanto, em razão de problemas de agenda, o ato foi remarcado para sexta-feira da semana que vem, dia 09. O diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Cezar Medeiros disse que a inauguração deve contar com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de saúde, Carmem Zanotto. Ele citou que a nova base tem espaços mais adequados para as equipes do SAMU, como sala de reuniões e de treinamento.

Reativação da Unidade de Suporte Básico

Além da nova sede, Medeiros confirmou que o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico em São Miguel do Oeste. Ele explicou que as USBs atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Neste caso, a equipe é formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem. Com isso, o SAMU de São Miguel do Oeste vai passar a contar com duas equipes. Atualmente, o Serviço conta com uma Unidade de Suporte Avançado. A USA é equipada com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e têm sua equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

O Samu também está trabalhando para ampliar as Unidades de Suporte Avançado no oeste e extremo-oeste e São Miguel do Oeste ainda pode receber mais uma USA, com UTI Móvel. Nesta sexta-feira, o Diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Cezar Medeiros participou de duas reuniões, uma em Chapecó e outra na prefeitura de São Miguel do oeste. Ele discutiu o processo de ampliação do SAMU na região. Medeiros citou que o objetivo do governo é instalar mais 10 unidades básicas e outras 3 de suporte avançado no extremo-oeste.

O secretário de saúde de São Miguel do Oeste, Alfredo Spier, confirmou que uma dessas três novas Unidades de Suporte Avançado, com UTI Móvel, pode ficar no município. Desse modo, São Miguel passaria a ter uma Unidade Básica e duas UTIs Móveis do Samu. Ele disse que as tratativas estão bem encaminhadas nesse sentido.

Confira a entrevista com o Diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Cezar Medeiros

Foto(s): Cristian Losch/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.