01.11.2025 às 07:51h - Santa Catarina
Jaraguá do Sul perdeu o posto de cidade mais segura do Brasil. Agora, o município no topo da lista é Brusque, no Vale do Itajaí, mostra o Atlas da Violência de 2025. No pódio há apenas nomes catarinenses: Jaraguá do Sul ficou com a segunda colocação e Tubarão com a terceira. Assim, Santa Catarina continua sendo o Estado mais seguro do país.
O atlas foi feito pela terceira vez pelo My Side Guia Imóveis com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde de 2024. O levantamento usa apenas a taxa de homicídio por 100 mil habitantes como indicador, excluindo então cidades com menos de 100 mil moradores e outros crimes por “não haver, até o momento, uma base nacional com cobertura completa e metodologia uniforme que permita comparação direta entre municípios”, explicaram os pesquisadores.
Foi a primeira vez que Jaraguá do Sul não surgiu na liderança. A cidade manteve a taxa do ano passado, de 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas Brusque teve uma queda de 4,2 para 1,4 e figurou com o melhor índice do país.
Há recortes da pesquisa que também evidenciam outros bons números catarinenses. No ranking de cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, Blumenau é campeã (5 assassinatos a cada 100 mil moradores). Palhoça, com 6,3, ficou em quarto lugar. Florianópolis é a capital mais segura do país.
Além disso, Santa Catarina (8,6) foi o único Estado com taxa abaixo de dez e junto com o quarto colocado (Rio Grande do Sul, com a taxa de 15,2), puxou a região Sul para o alto, tornando-a referência no Brasil.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook