01.10.2024 às 11:32h - atualizado em 01.10.2024 às 11:35h - Saúde

Santa Helena realiza Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Santa Helena realiza Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti

O município de Santa Helena vem desenvolvendo várias ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Conforme a Agente de Combate à Endemias da Secretaria de Saúde, Marlene Alzani, a população vem sendo orientada com frequência em relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Ela destaca que recentemente foram feitos trabalhos junto às escolas do município, a fim de informar os estudantes à respeito da importância de manter os cuidados, além da conscientização da população e mutirões para recolha de lixo na cidade.

Marlene enfatiza que é essencial que os munícipes mantenham caixas de água tampadas e bem vedadas, evitem deixar pneus, entulhos, lonas, flores e demais recipientes que possam acumular água à céu aberto, além de fazer o uso de repelentes.

A Agente de Endemias de Santa Helena destaca que está realizando um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), que consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti no município.

Marlene disse que está realizando um roteiro de visitas à várias localidades, a fim de encontrar possíveis focos do mosquito da dengue. Ao serem localizadas larvas, as mesmas são coletadas e enviadas para a Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, para confirmar se trata-se de dengue ou não. Marlene Alzani destaca que até o momento foram feitas três coletas, sendo uma em caixa d’água, pneus, e lonas.

O Sistema LIRAa/LIA auxilia nas análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilitando a delimitação de áreas de risco entomológico e permitindo a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.

No momento, o município de Santa Helena possui 97 casos de dengue confirmados, 110 notificações e 1 óbito em decorrência da doença.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.