01.10.2024 às 16:15h - atualizado em 01.10.2024 às 17:09h - Agricultura

Epagri busca eficiência na produção de leite com capacitação

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Epagri busca eficiência na produção de leite com capacitação
Foto: Arquivo Rede Peperi

Epagri promove capacitação com foco no aumento da produção de leite. Serão atividades teóricas e práticas. Capacitação na prática de inseminação artificial será realizada no dia 10 de outubro, na área de lazer Eyerkaufer, em linha Santa Cruz, interior de Itapiranga. Inscrições estão abertas para os agricultores interessados e devem ser feitas no escritório da Epagri.

Conforme o engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri, Marcelo Rohden, é de grande importância a capacitação para o produtor ter maior conhecimento do ciclo reprodutivo do animal e com isso obter maior eficiência na produção. Ele cita que a cada mês de atraso no intervalo reprodutivo chega até oito por cento a queda da eficiência produtiva da vaca.

O extensionista da Epagri afirma que com 13 meses de intervalo, o animal atinge 92 por cento de eficiência. Porém quando o intervalo é maior a eficiência reduz em até sete por cento a cada 30 dias de atraso. Segundo Marcelo Rohden, com as mesmas vacas, mesma alimentação e mesma estrutura de trabalho a produção de leite por ser maior ou menor, depende da eficiência em todo o sistema produtivo. O Agrônomo destaca que o curso de inseminação artificial conta com presença de veterinários especializado em melhoramento genético.

Rohden destaca que é preciso avaliar com critério qual o melhor programa de melhoramento genético voltado para sua propriedade, respeitando o sistema de produção que é utilizado. De acordo com o extensionista, é preciso ter o melhor conhecimento possível do seu plantel, pois isso aumenta a condição de melhorar a eficiência.

Curso da Epagri terá atividades teóricas e práticas nos animais de cada produtor. Preocupação está na biossegurança pecuária de leite, que segue os rumos da avicultura e suinocultura para evitar que doenças de um plantel passam para outra propriedade. O extensionista Marcelo Rohden esclarece que o instrutor vai percorrer as propriedades para orientar a forma correta para a inseminação. Ele destaca a importância de conhecer e observar diversos comportamentos dos animais para tornar o procedimento mais correto. Marcelo Rohden informa que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência na Epagri.

O extensionista da Epagri de Itapiranga esteve presente no Décimo Congresso Brasileiro da Qualidade do leite, realizado na semana passada, em Florianópolis. Conforme Marcelo Rohden, o congresso teve importantes debates sobre a qualidade do leite. Ele destaca a necessidade de possui mais dados e conhecimento sobre a pecuária de leite. O agrônomo chama atenção para um tema bastante debatido que é a emissão de carbono, um gás com efeito estufa que está sendo bastante combatido no mundo. Segundo Rohden, outro assunto abordado foi sobre maior controle uso de antibiótico usados no rebanho.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.