01.09.2025 às 21:08h - atualizado em 02.09.2025 às 10:51h - São Miguel do Oeste
O Fórum Municipal da Juventude marcado para esta sexta-feira, 5, já conta com cerca de 220 pessoas inscritas e promete movimentar São Miguel do Oeste com debates sobre políticas públicas voltadas aos jovens. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude.
Segundo a secretária executiva dos conselhos municipais, Jane Ries, o evento será um espaço importante de escuta e construção de propostas. “São Miguel é um dos três municípios de Santa Catarina que têm esse conselho ativo. Queremos ouvir os jovens e debater políticas que realmente façam diferença na vida deles”, afirmou durante participação no programa Peperi Rádio Repórter do último sábado.
O fórum também ganha relevância no cenário estadual, já que acontece em paralelo a outras ações importantes no campo das políticas públicas. Recentemente, Jane e Michele Beal, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, foram escolhidas como delegadas para representar São Miguel do Oeste na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, que será realizada no fim de setembro, em Brasília.
As duas estiveram presentes na etapa estadual da conferência, realizada na semana passada em Florianópolis, onde foram debatidos temas como: enfrentamento à violência de gênero, promoção da saúde integral das mulheres e o fortalecimento da democracia com maior participação feminina na sociedade.
Entre as propostas aprovadas na conferência estadual e que agora seguem para discussão em Brasília estão a ampliação das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DPCAMIs), a instalação de casas de apoio às vítimas de violência, a reserva de 50% das vagas nos parlamentos para mulheres e a redução da idade mínima para mamografias obrigatórias de 50 para 40 anos no SUS.
Comentar pelo Facebook