01.09.2024 às 18:38h - Incêndio
Uma equipe de 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está em Mato Grosso do Sul para combater os incêndios florestais que já devastaram 2,5 milhões de hectares no Pantanal, representando 16% da área total do bioma. No primeiro dia de operação, sábado, 31, os profissionais passaram 10 horas em campo na região de Aquidauana.
Os bombeiros, que permanecerão 15 dias no estado, aplicam uma estratégia de combate direto às chamas durante a noite e madrugada, quando as condições climáticas são mais favoráveis, e realizam o reconhecimento das áreas afetadas pela manhã.
"Durante o sobrevoo deste domingo, 1º, confirmamos a eficácia das ações da noite anterior, conseguindo controlar parte significativa do fogo em uma fazenda", destacou o capitão Ricardo Bianchi, responsável pela equipe.
A missão utiliza seis caminhonetes 4×4 e uma série de equipamentos especializados, incluindo motobombas, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos. A equipe é composta por bombeiros de diversas regiões de Santa Catarina, como Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Canoinhas, São José, São Miguel do Oeste, Xanxerê, e Rio do Sul.
A "Operação Pantanal 2024" integra esforços de bombeiros de diferentes estados, com 12 bases avançadas estrategicamente posicionadas na região para enfrentar os incêndios que afetam Mato Grosso do Sul.
Fonte: G1 SC
Comentar pelo Facebook