01.08.2024 às 22:03h - Saúde
Casos de hepatite B em gestantes devem ser obrigatoriamente notificados ao Ministério da Saúde, segundo uma nova definição de uma portaria da pasta, que também define a obrigatoriedade das notificações em casos de crianças expostas à doença. Estes eventos serão incluídos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública.
O ministério destacou, em nota, que a notificação de hepatite B em gestantes não é feita a cada gestação, mas uma única vez, no momento do diagnóstico da doença. Por isso, os casos notificados no país se referem a gestantes que obtiveram o diagnóstico durante a gestação. Em 2023, foram 732 casos de hepatite B em gestantes no Brasil, levando a uma taxa de detecção de 0,3 caso por mil nascidos vivos.
Já em relação à transmissão vertical da hepatite B, ou seja, de mãe para filho durante a gestação ou no parto, o ministério informou que existe um declínio da taxa de detecção em crianças menores de cinco anos ao longo dos últimos anos.
Em 2022, foram registrados 0,6 caso. Já em 2023, 0,4 por 100 mil crianças menores de cinco anos. Ao todo, 65 crianças foram diagnosticadas com hepatite B em 2023 no Brasil.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook