01.07.2022 às 16:55h - Cultura

SMO recebe Renata Swoboda, com a turnê “Eu só existo no fundo do mar”

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

SMO recebe Renata Swoboda, com a turnê “Eu só existo no fundo do mar”
ASCOM

São Miguel do Oeste recebe neste domingo, 03 de julho, às 17h, no Auditório da Escola Emma Balke, a turnê “Eu só existo no fundo do mar”, da artista paulista, radicada em Florianópolis, Renata Swoboda. A apresentação é totalmente gratuita, oferecida pelo Programa de Integração e Descentralização da Cultura, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. A ação é uma importante política pública desenvolvida em Santa Catarina, que apoia, gera emprego e renda para o setor criativo e oportuniza o acesso da comunidade às ações culturais.

Cantora, instrumentista e compositora, Renata tem ganhado destaque nacional desde que seu primeiro videoclipe, lançado em 2010, integrou a programação da MTV. A artista, com 15 anos de trajetória na música, já dividiu o palco com grandes nomes como Gal Costa, Maria Gadú, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Angela Ro ro e outros expoentes da música. Na turnê, inédita em sua carreira, irá compartilhar com o público sua voz marcante em meio a uma fusão de ritmos fortes, marcados com a suavidade das melodias que conferem às composições um lugar especial na cena da música brasileira.

“Estou levando o fundo do mar para o oeste, depois de muito tempo parada em virtude da pandemia, sem saber se iríamos voltar, quando iríamos voltar, estamos agora com essa ação tão importante de descentralização e levando esse trabalho para novos públicos. Esse projeto é muito experimental, às vezes eu tenho uma ideia e abro o projeto novamente, faço mudanças, recrio, rearranjo, é tudo sempre em movimento, então esse trabalho traz muitos elementos. Toda essa criação iniciou durante a pandemia e foi intitulada “Pandemusic”, compartilhada de maneira online, e traz muito sobre esse processo criativo durante o isolamento”, conta Renata.

Com o show “Eu só existo no fundo do mar” o público irá contemplar as criações musicais de Renata desenvolvidas nesse cenário de isolamento onde, para ela e muitas outras pessoas, a arte surge como um ponto de encontro possível entre “aquilo que tem morada dentro e que precisa respirar lá fora”. Neste espetáculo, com elementos multimídia, utilizando um laptop como principal ferramenta criativa, a partir do programa GarageBand, que funciona como um estúdio dentro do computador, a artista abre sua intimidade musical e traz, incorporada em sua Nova MPB, uma atmosfera mais psicodélica, acompanhada do beat orgânico-sintetizado de Felipe Maciel-Martínez.

Ao todo dez cidades do oeste receberão as apresentações presenciais e gratuitas, com o objetivo de descentralizar do acesso cultural, fazendo com que essas ações também cheguem ao interior do Estado, oportunizando experiências culturais à comunidade e, segundo a artista, “marca esta retomada de expansão, rumando a novos e inesperados lugares físicos e afetivos onde só um show ao vivo pode proporcionar”.

Fonte: ASCOM

Foto(s): ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.