01.06.2022 às 16:41h - Política
Vereadores mirins de São Miguel do Oeste estão participando nesta quarta-feira (1º) do 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e tem como finalidade oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa.
Segundo dados da Alesc, existem 70 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado. Em São Miguel do Oeste, a iniciativa foi criada por lei municipal em 2017 e atualmente a Câmara Mirim está em sua segunda legislatura. Participam do programa vereadores mirins com idade entre 12 e 16 anos, eleitos em escolas das redes municipal, estadual, federal e particular. As sessões ocorrem uma vez ao mês. Além disso, os vereadores mirins participam de capacitações e encontros.
Conforme o coordenador do Programa Vereador Mirim de São Miguel do Oeste, vereador Paulo Drumm (PSD), este projeto é uma excelente oportunidade de formar cidadãos conscientes. “Ao exercerem o mandato de vereadores mirins, esses jovens têm contato com o processo legislativo, conhecem o funcionamento dos outros poderes e dão sua contribuição para a sociedade”, destaca Drumm, enfatizando que as crianças e adolescentes de hoje serão os políticos de amanhã.
Na programação do encontro nesta quarta-feira estão as palestras “A importância da participação do jovem na política” e “Conhecendo o Projeto Plenarinho”, e a mesa-redonda “Experiências de sucesso do Programa Vereador Mirim em Santa Catarina”. Acompanham os vereadores mirins na viagem os assessores parlamentares Julio Tiezerini e Noeli Berté. (Com informações da Alesc).
Fonte: Câmara de Vereadores
Foto(s): Câmara de Vereadores / Divulgação
Comentar pelo Facebook