01.06.2021 às 19:23h - atualizado em 02.06.2021 às 09:48h - Geral

Iporã do Oeste ostenta conquistas em 32 anos de emancipação

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste ostenta conquistas em 32 anos de emancipação

Município completou 32 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, 1º. Conforme o prefeito Adélio Marx, em tempos normais, a expectativa seria reunir a população em frente ao campo de futebol, com algumas comemorações, como o corte do bolo que a cada ano era um metro a mais. A situação da pandemia não permite maiores festividades, mas segundo o prefeito, a data ainda merece ser comemorada.

Marx registra que os primeiros habitantes vieram entre 1923 e 1924, quando a Coluna Prestes passou pelo município. Iporã do Oeste tornou-se distrito de Mondaí em 1956, na época com o nome de Pinhal, justamente por ser uma terra com muitos pinhais. Mais tarde, o nome passou para Iporã do Oeste, a "Terra da Água Boa".

Iporã do Oeste obteve emancipação em 1989, fruto do envolvimento e esforços de muitas pessoas. O prefeito, que é natural do município, lembra que também se deve reconhecer aqueles que batalharam na época que Iporã do Oeste tornou-se distrito de Mondaí, antes de chegar à condição de município.

Marx reitera que os pioneiros que chegaram entre 1930 e 1950 encararam muito serviço braçal, sem uso de máquinas, telefone ou hospital. Além disso, ainda construíram escolas e igrejas, motivo pelo qual merecem todo agradecimento e consideração. Segundo o prefeito, é graças a a estas pessoas que tiveram espírito aventureiro que o município é hoje um lugar onde as pessoas gostam de morar e fazem questão de manifestar sua satisfação.

Adélio Marx também destaca o empenho na construção do hospital, pela própria comunidade, e dos clubes sociais, como é o caso do São José, edificado em 1961, também fruto de um trabalho voluntário e braçal. Estas obras prestadas pelos iporãestinos, segundo Marx, foram materializadas com muito menos recursos do que se teria hoje.

Para marcar a data festiva no município, o Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com o Indaci, organizaram programação que iniciou nesta terça-feira. Às 6h, a Fanfarra Municipal fez alvorada festiva no centro da cidade; às 8h30 houve apresentação de vídeo poesia sobre a história do município, seguida da apresentação do hino do município, pela Banda Municipal. Já às 10h30 houve live do Grupo Coral Infanto Juvenil.

Haverá ainda apresentação do Grupo de Violões e Teclado, no sábado, 5, às 16h. A atração estará acessível no canal do Youtube do Indaci.

Clique aqui para assistir o vídeo poesia sobre Iporã do Oeste.

Clique aqui para assistir a apresentação do Hino Municipal de Iporã do Oeste pela Banda Municipal.

Clique aqui para assistir a apresentação do Grupo Coral Infanto Juvenil.

Foto(s): Indaci Iporã do Oeste/ASCOM/Jornei de Souza/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.