01.04.2025 às 15:15h - Santa Catarina
Na noite de segunda-feira, 31, um incidente envolvendo um voo da Latam causou o cancelamento inicial de mais de 20 voos no Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina. O avião, que realizava o voo LA3276 (Guarulhos-Chapecó) e transportava 107 passageiros e cinco tripulantes, ultrapassou o limite da pista durante o pouso, mas felizmente ninguém ficou ferido.
Inicialmente, a Gol havia cancelado 15 de seus voos, anunciando a decisão em nota à imprensa. Às 13h30min, no entanto, a companhia retificou o comunicado, afirmando que apenas cinco voos, previstos para esta terça-feira (1º), foram afetados.
Por conta do ocorrido, a pista do aeroporto precisou ser fechada temporariamente, o que gerou uma série de cancelamentos em diferentes companhias aéreas. A Latam, por exemplo, cancelou imediatamente o voo LA3277 (Chapecó-São Paulo/Guarulhos), que seria realizado com a mesma aeronave, além de outros quatro voos:
LA3278 (Guarulhos-Chapecó) – 1º/04
LA3279 (Chapecó-Guarulhos) – 1º/04
LA3822 (Guarulhos-Chapecó) – 1º/04
LA3823 (Chapecó-Guarulhos) – 1º/04
A companhia destacou que está oferecendo a assistência necessária aos clientes impactados, acomodando-os em outros voos.
Além da Latam, outras companhias aéreas também foram afetadas. A Gol informou que, devido ao fechamento da pista para pousos e decolagens, 15 de seus voos precisaram ser cancelados até o dia 3 de abril. Entretanto, horas depois, a companhia voltou a prever 10 destes voos, previstos para a quarta (2) e quinta-feira (3). A reportagem foi atualizada.
Em nota, a empresa colocou à disposição dos passageiros seu serviço de Central de Relacionamento (0300 115 2121) para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre reacomodação.
A Azul também registrou cancelamentos, com cinco voos previstos para esta terça-feira (1º) sendo impactados:
AD4363 (Viracopos-Chapecó)
AD4274 (Chapecó-Viracopos)
AD4349 (Florianópolis-Chapecó)
AD4348 (Chapecó-Florianópolis)
AD4387 (Viracopos-Chapecó)
A companhia informou que disponibilizou assistência aos clientes afetados, conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e garantiu reacomodação em dois voos extras, saindo de Viracopos (SP) com destino ao Aeroporto de Passo Fundo (RS).
O avião da Latam foi retirado da pista na manhã desta terça-feira. A concessionária Voe Xap, responsável pela administração do Aeroporto de Chapecó, informou que trabalhou em conjunto com a companhia aérea para a retirada da aeronave e, com isso, as operações foram retomadas normalmente.
As autoridades competentes já iniciaram a investigação para determinar as causas do incidente. Por enquanto, a recomendação para os passageiros com voos agendados é que entrem em contato diretamente com suas companhias aéreas para obter mais informações sobre o status de suas viagens.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook