01.04.2022 às 17:22h - atualizado em 01.04.2022 às 17:40h - Geral

Consultor da Facisc aponta benefícios do cooperativismo

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Consultor da Facisc aponta benefícios do cooperativismo
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O Consultor Regional da Facisc, ex-prefeito de Itapiranga, João Batista Schneiders, aponta o cooperativismo e associativismo como grande alternativa de desenvolvimento em vários setores.

Administrador e com especialização em gestão de pessoas ele possui mais de 20 anos de experiência de trabalho com o Sebrae, além da prestação de serviço ao Senar e ao Sescoop. Essas ações contemplam diferentes seguimentos da economia e setores produtivos.

Schneiders diz que o trabalho de consultoria em 14 Associações Empresariais da região busca justamente o surgimento de ações que possibilitam o desenvolvimento.

O Consultor da Facisc destaca que tem atuado de maneira direta com as mulheres para ressaltar o potencial que possuem no cooperativismo e possibilidade de uma atuação mais destacada nas propriedades agrícolas, empresas e cooperativas.

João Batista Schneiders cita o Sicoob Creditapiranga como uma referência de superação de grandes dificuldades no período de colonização de Porto Novo, atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Atualmente a cooperativa de crédito pioneira em Santa Catarina atinge 90 anos com mais de 25 mil associados.

Para Schneiders, não basta ser associado, é preciso participar ativamente das atividades da cooperativa e ter suas movimentações financeiras atreladas a este sistema. Ele chama atenção que todo dinheiro movimentado fomenta os municípios de abrangência e não tem destinação para outras regiões.

Segundo João Batista Schneiders, o empreendedorismo dos jovens precisa ser fomentado para que possam assumir funções de destaque nas empresas ou propriedades rurais. Cita ainda que os jovens também podem ter pretensões de seguirem o próprio rumo e neste caso devem estar preparados para os desafios.

O Consultor da Facisc também afirma que a formação dos jovens deve incluir a possibilidade de ocuparem funções de administradores. Schneiders observa ainda que é preciso sempre buscar mais conhecimentos, pois isso não ocupa espaço no cérebro e ninguém tira o aprendizado que é obtido.

O Consultor se define como um entusiasta do cooperativismo e associativismo como forma de desenvolvimento rural e urbano.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.