01.04.2022 às 13:11h - Geral

Cartório Eleitoral registra aumento significativo de novos títulos

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Cartório Eleitoral registra aumento significativo de novos títulos
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A 65ª Zona Eleitoral está registrando um aumento significativo na procura por título. O Cartório Eleitoral de Itapiranga mantinha uma média de 20 a 30 solicitações de títulos por semana. Porém, a média aumentou bastante principalmente por jovens entre 16 e 18 anos, e atinge até 30 títulos em apenas um dia, a partir desta semana.

Conforme o Chefe do Cartório Eleitoral, Daniel Coelho, a solicitação pode ser feita pela internet por meio do ''Título Net'' ou diretamente no Cartório no Edifício Peperi, sede da Rádio Itapiranga.

Ele lembra que os jovens precisam comparecer com documento de identificação e comprovante de residência. O procedimento é totalmente gratuito, porém quem não compareceu para votar nas últimas eleições deve pagar multa, sendo que a guia também pode ser emitida a partir do site do TRE.

Daniel Coelho observa que eleitores de 16 a 18 anos possuem o voto facultativo. Ele diz que o grande interesse em ter o título é fruto de campanhas que são realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para a participação dos jovens no processo democrático da eleição.

A 65ª Zona Eleitoral possui os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. De acordo com Daniel Coelho, os eleitores que precisam fazer qualquer alteração no título de eleitor devem ficar atentos ao prazo final para os procedimentos no dia 04 de maio.

Quem não fizer as regularizações necessárias até essa data não poderá votar nas eleições deste ano. Segundo Coelho, podem ser solicitados nesse período o primeiro título de eleitor no caso de jovens, além da revisão de dados e também a troca de domicílio eleitoral.

Os municípios de São João do Oeste e Tunápolis passaram pela revisão eleitoral em 2019, sendo que os eleitores que não regularizaram a situação tiveram autorização para votar em 2020, em virtude da pandemia. Porém, quem tiver o título suspenso e não regularizar o dados estará impedido de votar em 2022.

O chefe do Cartório Eleitoral, Daniel Coelho, lembra que os ajustes podem ser feitos no site do TRE ou diretamente no cartório com atendimento presencial em turno único das 12h as 18 horas.

Coelho informa que as pendências em São João do Oeste são de 520 eleitores. Já em Tunápolis 370 títulos estão suspensos. As pessoas podem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço eletrônico www.tre-sc.jus.br no ícone “Atendimento Virtual ao Eleitor”. Outra opção é por meio do atendimento presencial ou agendamento pelo número 36770207 que também é o contato do WhatsApp.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.