01.04.2021 às 09:05h - atualizado em 01.04.2021 às 14:54h - Geral

Licitação de ponte sobre o rio das Antas é cancelada devido a irregularidades

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Licitação de ponte sobre o rio das Antas é cancelada devido a irregularidades
Arq. Portal Peperi

A Administração de Barra Bonita anunciou na última semana o cancelamento da licitação para a construção de uma ponte sobre o Rio das Antas, no interior do município. De acordo com o prefeito Agnaldo Deresz, o governo decidiu suspender o trâmite após uma série de irregularidades.

Conforme ele, todo o processo foi realizado pela Administração do ex-prefeito, Moacir Piroca, que no final de 2020, anunciou a construção da obra no valor de R$ 2,2 milhões. Na época, o ex-prefeito explicou que o município faria a construção da ponte e o governo do Estado faria o asfaltamento ligando Barra Bonita à Romelândia. O dinheiro para essa obra havia sido deixado em caixa pelo ex-prefeito, Moacir Piroca.

O atual prefeito de Barra Bonita, Agnaldo Deresz assumiu o governo no começo deste ano e já foi notificado de uma série de denúncias e irregularidades referente à construção da ponte na Linha Pomba Branca. Segundo ele, diante disso, a Administração passou a analisar toda a documentação e exigiu a paralisação de todo o processo executado até o momento.

Agnaldo explicou que foram encontradas ao menos seis falhas, entre elas a falta de uma passarela para a passagem de pedestres e ciclistas, além da ausência do levantamento topográfico, estudo hidrológico, verificação hidráulica da ponte e detalhamento dos serviços de terraplanagens, além da falta de um memorial descritivo.

O atual prefeito informou que a Administração de Barra Bonita entrou em contato com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para averiguar as questões pendentes e foi informada que esses itens são uma exigência para a aprovação da ponte no local. Ele lembrou que o Tribunal de Contas do Estado também constatou as falhas e pediu o cancelamento da licitação irregular, além de cobrar explicações do ex-prefeito, Moacir Piroca, sobre os procedimentos adotados na realização da licitação em questão no final do ano passado.

Agnaldo Deresz declarou ainda que a prefeitura de Barra Bonita já está em contato com os órgãos competentes do Estado para ajustar os pontos pendentes e verificar qual a melhor forma de dar continuidade aos trâmites para que a ponte de fato saia do papel. Ele comentou que o objetivo agora é regularizar toda a parte burocrática e realizar um convênio com o governo estadual para a efetiva construção da ponte sobre o Rio das Antas.

Ele disse que a obra é de extrema importância pois vai proporcionar um crescimento ao município, além de proporcionar maior respeito aos moradores que acabam ficando praticamente isolados quando chuvas de maior volume ocorrem no município.

A reportagem da Peperi ouviu o ex-prefeito Moacir Piroca e a sua versão dos fatos será divulgada ao longo desta semana.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.