O grande volume de chuva já registrado na região causam diversos transtornos e as precipitações devem continuar acima da média.
O fenômeno El Niño provoca diversos problemas em Santa Catarina, na região e também castiga Itapiranga com enchentes do Rio Uruguai. Para os próximos meses, a chuva deve continuar com intensidade.
A Epagri-Ciram indica que os volumes de chuva fiquem acima da média em Santa Catarina, principalmente em novembro, devendo normalizar somente a partir do inverno de 2024. Conforme o Homem do Tempo de Itapiranga, Wolfgang Lengert, o mês de outubro atingiu índice histórico, com base nas anotações que ele realiza há 90 anos. Os 700 milímetros durante o outubro deste ano atinge índice registrado em 1954 e 1997. A média histórica para o mês de outubro é de 244 milímetros ao longo de 90 anos de registros.
O fenômeno El Niño já provocou intensas chuvas nos anos de 1997 e 1998, com a maior média de chuva. A projeção é para continuidade de grande volume de água. Segundo o Homem do Tempo de Itapiranga, Wolfgang Lengert, a projeção tem como base os dados históricos ao longo de nove décadas. Ele chama atenção que o fenômeno El Niño costuma provocar uma sequência de vários meses com excesso de chuva.
Lengert destaca ainda que podem ocorrer meses com menor volume, porém, a média deve ficar bem alta. Para esta quinta, 01, e sexta-feira, 02, a previsão é de chuva intensa que podem superar 100 milímetros.
Fonte: Portal Peperi
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira
Edital Aldir Blanc destina R$ 356 mil para projetos culturais em SMO
Casan inicia cobrança pelo serviço de limpeza de fossas em seis municípios da região