Adriano Canci, responsável pelo viveiro de Guaraciaba, destaca que o objetivo do cultivo é doar as mudas para agricultores, moradores da cidade e para o poder público. Ele esclarece que as espécies nativas são plantadas em áreas degradadas. Já na cidade são escolhidas àquelas destinadas ao paisagismo e árvores frutíferas. O local é mantido pela prefeitura, através da secretaria de agricultura.
Para a administração o cultivo são de flores de várias estações para as praças, canteiros, hospital, estádio do Harmonia e outros pontos. Canci revela que por ano são produzidas cerca de dez mil mudas e o número de encomendas, superior a mil, durante a quarentena, surpreendeu.
Ele revela que a escola estadual também tem um projeto em parceria onde há cultivo de 60 espécies. Os alunos visitam o viveiro para aprender um pouco sobre adubação, manejo, irrigação de cada espécie voltada ao sombreamento ou para alimentação. Conforme ele, as sementes para a produção das mudas são retiradas em colheitas periódicas.
Adriano comenta que as espécies de plantas que não são comuns na região são testadas no viveiro de Guaraciaba. O local está situado no Bairro Santa Terezinha e foi construído em 2017 para produção de mudas de flores e árvores nativas e testes de algumas espécies de outros locais com climas diferentes do Extremo Oeste.
Com mais de 90 espécies em árvores nativas as mais procuradas são: Angico, Araucária, Caroba, Louro Preto e Branco, Açoita Cavalo, Cedro, Canjerana e Alecrim. Porém as árvores frutíferas que somam 23 espécies tem bastante interesse. As mais pedidas são jabuticaba, guabiroba, cereja e pitanga. Ele percebe que em Guaraciaba os moradores mantêm o hábito de cultivar hortas e pomares.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado