As vendas na Black Friday que ocorreu na última sexta-feira (25) cresceram 13% em Santa Catarina, na comparação com 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A Copa do Mundo, que ocorreu pela primeira vez junto com a data promocional, incentivou alguns setores.
O aumento das vendas em Santa Catarina foi superior à média nacional de 6,9% em relação ao ano passado. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+14,2%). O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Em todo o Brasil, o segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).
Força do e-commerce
Em relação a 2021, a Black Friday teve aumento expressivo de vendas online: 21,1%. No varejo físico o crescimento foi de 5,4%. A data tem se fortalecido no país desde 2020, segundo o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi.
— Isso ocorre principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia — destaca o superintendente de dados e inovação.
Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, que começou no dia 20 de novembro. Antes, portanto, da Black Friday.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio empata sem gols com Palestino fora de casa pela Sul-Americana
Delegado relata desafio no combate ao crime com efetivo reduzido
Prefeitura autoriza novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste tem 163 armadilhas contra o Aedes aegypti
Campanha do Agasalho registra grande volume de arrecadações em Guaraciaba
Bebê sofre queimaduras ao derrubar térmica com água quente em Cunha Porã
Lider da oposição projeta derrubar hoje veto de Lula à dosimetria
Homem invade supermercado e esfaqueia ex no trabalho em Joinville
PMRv reforça fiscalização nas rodovias estaduais na Operação Dia do Trabalhador
Geada cobre vegetação na Serra de SC em amanhecer abaixo de 3ºC
Alcolumbre é o "craque do jogo" em reprovação de Messias, diz oposição
Engavetamento entre três veículos é registrado na SC-163