Uma tendência alarmante foi revelada em entrevista com Caroline Lazarotto, da farmácia do posto de saúde local: o aumento no número de prescrições de remédios controlados, especialmente após a pandemia. Este fenômeno, que se repete em todo o país, também impacta o município de Cedro, com um aumento notável no uso de antidepressivos e medicamentos para insônia.
"Temos observado um aumento significativo nas prescrições de antidepressivos e ansiolíticos", relatou Caroline. Entre os medicamentos mais procurados estão o clonazepam e o diazepam, além de antidepressivos como a sertralina, paroxetina, fluxetina e amitriptilina.
Caroline explicou que a farmácia distribui os medicamentos que constam na lista Remume, que é baseada na Rename (lista nacional). Pacientes com receita médica, seja de médicos particulares ou da unidade de saúde, recebem os medicamentos que estão nessa lista. Medicamentos que não estão na lista não podem ser fornecidos.
A situação levanta questões importantes sobre a saúde mental da população e a necessidade de acompanhamento médico para o uso dessas medicações. A população deve procurar ajuda médica e evitar a automedicação.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho