O município de Tunápolis promove parcerias com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga. Os cursos ocorrem em várias áreas, envolvendo principalmente as secretarias da Agricultura e Saúde sem qualquer custo aos participantes.
Conforme a Assistente Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, Maira Schmitt, os demais municípios da área de abrangência também buscam parcerias, porém, Tunápolis vem se destacando nos últimos anos com a maior demanda. Maira destaca que tudo ocorre em parceria do Sindicato dos Produtores Rurais, Senar e municípios.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também promove cursos de curta duração com um dia de atividades, dois ou três dias. Maira Schmitt chama atenção para a programação de 20 de outubro, em Tunápolis, com o Programa Saúde Mulher Rural. Serão 150 mulheres no chamado Dia da Beleza, incluindo ainda realização de exames preventivos, palestras na área da saúde e oficinas técnicas. A Assistente Administrativa do Sindicato ressalta que as mulheres estão conquistando espaço na gestão rural e também buscam capacitações para terem melhores condições de desempenharem suas funções.
Maira também destaca que estão programados cursos sobre primeiros socorros e prevenção de doenças crônicas. A diversidade de opções possibilita atender diferentes públicos e capacitar os trabalhadores rurais para os desafios que surgem nas diversas atividades econômicas que são desenvolvidas.
Uma das atividades mais consolidardes é de Assistência Técnica Gerencial, que contempla 120 propriedades na bovinocultura leiteira, gado de corte e apicultura. São considerados cursos de longa duração nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. A Assistente Administrativa do Sindicato comenta que os técnicos permanecem por quatro horas nas propriedades uma vez por mês e com isso conseguem ajustar a rotina de trabalho para maior eficiência. Maira Schmitt destaca ainda que outra capacitação solicitada é sobre a correta escolha da mão de obra contratada para atuar nas propriedades agrícolas.
- OUÇA!
Fonte: Portal Peperi
FACISC entrega prioridades do Extremo Oeste a candidatos em setembro
Estudante de Medicina Veterinária realiza estágio nos Estados Unidos e relata experiência
Princesa cria programa de saúde em horário alternativo para atender trabalhadores
Agressor é preso ao ser encontrado dentro do armário da ex em SC
Cinco cidades do Extremo-oeste vão receber eletropostos para veículos elétricos neste ano
Correios criam serviço para entregar no Brasil compras feitas no Paraguai
SC cria plano para atuação em enchentes, estiagens e temporais
CTGs recebem aumento de alunos para danças tradicionalistas na região
Câmara de São José do Cedro aprova projetos em regime de urgência
Obra do novo Fórum de São José do Cedro avança para o segundo pavimento
Operação cumpre 39 ordens judiciais contra suspeitos de integrar facção no Oeste
Paraíso alcança nota 7,2 no Ideb e registra avanço de 12,5%