Um dos processos mais burocráticos para os motoristas está prestes a ser modernizado no Brasil: a transferência de veículos. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3965/21.
Esse projeto autoriza que compradores e vendedores façam todo o processo de maneira digital, dispensando a necessidade de ir até um cartório físico. O texto agora segue para a sanção do presidente da República e pode virar lei nos próximos dias.
Caso seja sancionado, o processo será válido em todo o país e vai facilitar a vida dos cidadãos. A mudança vai beneficiar tanto pessoas físicas quanto empresas, reduzir filas, deslocamentos e custos associados à transferência dos veículos.
Essa proposta da transferência de veículos prevê o uso do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou de plataformas digitais dos Detrans e da Senatran. Assim, toda a transação será feita online.
Transferência de veículos com assinatura eletrônica
Para garantir a segurança, esse projeto exige assinatura eletrônica com certificado digital do comprador e do vendedor. Isso impede fraudes e torna o processo legalmente válido.
O tema da transferência de veículos gerou muita discussão entre os parlamentares. O relator da proposta havia retirado esse trecho inicialmente, mas voltou atrás após pressão de outros deputados.
Muitos defenderam que a exigência do cartório beneficiaria o setor cartorial, gerando custos e burocracia desnecessária para os motoristas. Além da assinatura eletrônica, o projeto também autoriza os Detrans a realizarem vistorias eletrônicas no processo de transferência de veículos.
Sem vistoria presencial
Isso significa que em muitos casos, nem será preciso levar o carro a uma vistoria presencial. Essa medida pode acelerar ainda mais o trâmite e trazer mais praticidade para todos os envolvidos.
Caso o presidente sancione o projeto, o novo modelo poderá entrar em vigor ainda neste ano. Isso vai permitir que o cidadão venda ou compre um veículo com poucos cliques.
Será o fim da exigência de reconhecer firma em cartório, o que representa um avanço importante para a digitalização dos serviços públicos no Brasil.
A expectativa é que a nova lei reduza custos para transferir os veículos, beneficiando especialmente quem faz esse processo com frequência. Por isso, a medida é considerada um marco na modernização do setor automotivo.
Fonte: Portal Peperi
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO