A 4ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve decisão que impede o uso de ações preferenciais do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) para quitar uma dívida em processo de execução movido pelo Banco do Brasil (BB). A decisão unânime reforça que esses papéis não possuem liquidez imediata, o que inviabiliza sua utilização como forma de pagamento.
O caso teve origem em uma ação de execução ajuizada pelo Banco do Brasil, na qual os devedores tentaram oferecer ações do BESC como forma de compensação do débito. A 1ª Vara Cível da Comarca de Canoinhas já havia rejeitado a proposta, e os devedores recorreram ao TJSC por meio de agravo de instrumento, alegando que os ativos poderiam ser liquidados e, portanto, utilizados como caução ou compensação.
No entanto, o relator do recurso, desembargador da 4ª Câmara de Direito Comercial, votou contra o pedido. “Primeiro porque, ao contrário do que defende o polo recorrente, as ações preferenciais (do Banco do Estado de Santa Catarina S.A. - BESC), ainda que possam ser liquidadas, não possuem liquidez imediata, razão que torna inviável a sua compensação com os débitos cobrados na execução originária”, argumentou em seu voto.
Além disso, o relator destacou que, conforme o artigo 313 do Código Civil, a compensação só é permitida entre obrigações líquidas e de mesma natureza. "Assim, não sendo as ações preferenciais aptas a ensejar a compensação de débitos, também não se prestam como caução da execução", completou.
Os demais desembargadores da Câmara acompanharam o voto do relator, consolidando o entendimento da Corte sobre o tema.
Fonte: Portal Peperi
Assemit defende liberdade em nota contra suposta lista de boicote de empresas de Itapiranga
Projeto Legislativo na Escola apresenta demandas ao Executivo de Itapiranga
Barra Bonita terá mutirão para castração de 112 cães e gatos em novembro
“Meu governo é de direita e espero ser atendido pelo governo federal”, afirma Zanardi
Beto Ruschel leva projeto de música e literatura a quatro escolas de SMO
PRF inicia Operação Finados nesta sexta com reforço na fiscalização em SC
Família é mantida refém em quarto durante assalto em Maravilha
Motocicleta furtada em Campo Erê é recuperada em Francisco Beltrão
Operação contra o PCC cumpre mandados em SMO e outras cidades de SC
Mulher aciona botão do pânico após ter casa arrombada em SMO
Guaraciaba convida população para discutir prioridades da educação municipal
Colisão frontal entre carro e motocicleta deixa mulher gravemente ferida na SC-157