Onze municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina aparecem no levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) entre as cidades suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações. O diagnóstico aponta que 207 dos 295 municípios catarinenses apresentam áreas de risco.
Na região, integram a relação os municípios de Palma Sola, Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso, Romelândia, Maravilha, Cunha Porã, Palmitos, Caibi e Itapiranga.
O estudo foi elaborado pela Diretoria de Atividades Especiais do TCE e aprovado pela Primeira Câmara do Tribunal no dia 10 de junho. A análise avaliou a estrutura das defesas civis municipais, planos de contingência, ações de prevenção e planejamento urbano.
Segundo o levantamento, cerca de 70% dos municípios catarinenses apresentam suscetibilidade a eventos como deslizamentos, enxurradas e inundações, colocando Santa Catarina como o segundo estado brasileiro com maior número de cidades nessa condição, atrás apenas de Minas Gerais.
O TCE também identificou avanços na preparação dos municípios, como o aumento do número de Planos Municipais de Contingência e da estrutura das defesas civis. Apesar disso, o órgão alerta que ainda existem falhas no cadastramento de famílias em áreas de risco, na realização de simulados, na identificação de abrigos e na capacitação das equipes municipais.
Santa Catarina define os 16 deputados federais eleitos; confira a lista
Santa Catarina define os 40 deputados estaduais eleitos; confira a lista
Reeleito no 1° turno, Jorginho atribiu vitória a gestão e força da direita em SC
Júlia Zanatta supera 552 mil votos e alcança votação histórica para deputada federal em SC
Jorginho Mello vence nos 19 municípios da AMEOSC e soma 58 mil votos para governador
Sérgio Moro é eleito governador do Paraná no primeiro turno com 50,18% dos votos
Flávio Bolsonaro e Lula vão disputar o segundo turno da eleição presidencial
Flávio Bolsonaro recebe 64% dos votos e lidera em toda região da AMEOSC
Veja a votação ao Senado em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Santa Catarina elege Carol de Toni e Carlos Bolsonaro para o Senado
Tarcísio de Freitas é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno
Após derrota, João Rodrigues confirma que voltará a disputar governo de SC em 2030