José Gustavo Rabelo, de 21 anos, confessou ter matado a namorada, Joviana Evelyn Iankovski, de 19 anos, em Sangão, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, após o crime, ele utilizou as redes sociais para se passar pela jovem e enviar mensagens à mãe dela na tentativa de justificar o desaparecimento.
De acordo com o delegado Murilo da Cunha, o investigado confirmou durante interrogatório que enviou as mensagens. Entre as justificativas apresentadas, afirmou, como se fosse Joviana, que ela estava sem bateria no celular, havia passado mal após consumir bebida alcoólica e procuraria atendimento médico.
Em outra mensagem, enviada pelo WhatsApp da estudante, o suspeito escreveu que ela havia conseguido um atestado e prometeu retornar para casa. “Amanhã à noite vou aí para conversarmos. Tá bem? Desculpa por isso, te amo”, dizia uma das mensagens.
Familiares começaram a desconfiar das respostas e procuraram informações sobre Joviana. A irmã da vítima também entrou em contato com a empresa onde ela trabalhava e descobriu que a informação sobre a apresentação de um atestado não procedia.
Segundo a investigação, José Gustavo confessou ter matado Joviana com um golpe conhecido como mata-leão após uma discussão. O corpo foi mantido dentro de um quarto da residência.
O investigado se apresentou à polícia acompanhado de familiares e foi preso. Posteriormente, a prisão foi convertida em preventiva.
Em nota, a defesa afirmou que a família de José Gustavo não tinha conhecimento do crime e o levou à delegacia após ser informada sobre o ocorrido. A defesa também declarou que o caso deve ser analisado a partir das provas reunidas na investigação.
O que diz a defesa do investigado
A defesa técnica de José Gustavo Rabelo de Souza, diante das informações que vêm sendo divulgadas acerca do falecimento da jovem Joviana Evelyn Lankovski, ocorrido no município de Sangão/SC, vem, respeitosamente, prestar os seguintes esclarecimentos.
Inicialmente, a defesa manifesta suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Evelyn, reconhecendo a profunda dor provocada por uma perda dessa natureza. Por respeito à vítima e aos seus familiares, a defesa entende que o momento exige, acima de tudo, responsabilidade, serenidade e respeito.
O processo tramita sob segredo de justiça, justamente para resguardar informações, documentos e elementos relacionados ao caso e às pessoas envolvidas. Por essa razão, a defesa entende ser necessário agir com a mesma responsabilidade e preservar informações que não podem ser expostas publicamente, especialmente aquelas que dizem respeito à intimidade dos envolvidos.
É importante, contudo, esclarecer uma informação que vem sendo divulgada de maneira imprecisa e que atinge diretamente a família de José Gustavo.
A família de José Gustavo não teve conhecimento prévio dos fatos e jamais participou de qualquer tentativa de ocultação ou acobertamento.
José residia com a mãe e a avó. Na rotina da residência, havia circunstâncias que contribuíram para que, naquele momento, não houvesse qualquer razão concreta para que familiares suspeitassem do que havia ocorrido. Entre elas, estão a dificuldade auditiva da mãe, circunstância de conhecimento público, e o fato de José permanecer com o quarto fechado durante períodos de descanso, comportamento que já fazia parte de sua rotina habitual.
A família somente tomou conhecimento dos fatos na manhã de segunda-feira, após o próprio José relatar o ocorrido. Tão logo teve conhecimento da situação, sua família o conduziu à Delegacia de Polícia, colocando-o à disposição das autoridades para que fossem adotadas as providências legalmente cabíveis.
Esse comportamento, por si só, demonstra a postura adotada pela família diante de uma situação extremamente grave e inesperada: não houve fuga, ocultação ou qualquer iniciativa destinada a impedir a atuação das autoridades. Ao contrário, houve a procura imediata da autoridade policial tão logo os familiares tiveram conhecimento dos fatos.
A família de José Gustavo também deseja deixar claro que não compactua, sob nenhuma circunstância, com qualquer forma de violência, especialmente contra mulheres. Ao mesmo tempo em que enfrenta a própria dor e o impacto causado por toda essa situação, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Joviana Evelyn Lankovski e respeito absoluto à dor de seus familiares.
Quanto à dinâmica dos fatos, a defesa ressalta que qualquer conclusão responsável deve decorrer da análise integral e técnica do conjunto probatório, incluindo os elementos periciais e demais provas que integram a investigação. Antecipar conclusões enquanto as apurações ainda estão em curso não contribui para o esclarecimento dos fatos e pode gerar interpretações equivocadas. José Gustavo encontra-se preso preventivamente, à disposição do Poder Judiciário, e sua defesa seguirá atuando de maneira técnica e responsável, dentro dos limites impostos pelo segredo de justiça e em estrita observância aos princípios constitucionais do devido processo legal, contraditório e ampla defesa.
A defesa reafirma, por fim, que não pretende transformar a dor de nenhuma das famílias em objeto de disputa pública. Seu compromisso é exclusivamente com a verdade dos fatos, com o respeito às instituições e com o exercício legítimo da defesa, permitindo que as autoridades competentes realizem seu trabalho e que as conclusões sejam alcançadas a partir das provas produzidas regularmente.
Fonte: G1 SC
Inmet mantém alertas para tempestades com ventos de até 100 km/h em SC
Motorista da educação de São Lourenço do Oeste é afastado após denúncia envolvendo aluna menor de idade
Centro dos Idosos celebra sucesso de evento e reúne mais de mil participantes
Suspeito se passou por estudante após matá-la em SC
Bebê de 45 dias morre após atendimento em hospital de Camboriú
Homem é preso por suspeita de agredir companheira em Descanso
Homem é preso após ameaçar esposa acamada com facão em município da região
Inscrições da Lei Aldir Blanc seguem até o final do mês em Paraíso
Voos entre São Miguel do Oeste e Florianópolis devem começar até novembro
3º Bingo Azul reúne grande público em São Miguel do Oeste
PSD promove encontro com João Rodrigues, Amin e Lunelli em Itapiranga
ADAFI vence ASSESJO e conquista Regional de Futsal