Vitor Rangel Aguiar, de 27 anos, suspeito de matar a estudante de medicina Julia Vitória Sobierai Cardoso, de 22 anos, no Paraguai, se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (4), na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís. Natural do Maranhão, Vitor era ex-namorado da vítima e também cursava medicina no país.
Ele era considerado foragido desde 24 de abril, data do crime, e tinha contra si um pedido de captura internacional expedido pelas autoridades paraguaias. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Vitor se apresentou espontaneamente no Departamento de Feminicídio, em São Luís, onde foi cumprido o mandado de prisão temporária que havia contra ele.
O mandado de prisão foi expedido pela Justiça do Maranhão a pedido da Polícia Civil, que abriu uma investigação contra o maranhense pelo crime de feminicídio.
A defesa dele ainda não se manifestou sobre o caso.
O assassinato aconteceu no apartamento em que Julia dividia com uma amiga em Cidade do Leste, na fronteira com o Paraná.
De acordo com o Ministério Público do Paraguai, a investigação aponta que o crime foi motivado pelo fim do relacionamento. O suspeito não aceitava o término e continuava mantendo contato com a estudante. No dia do crime, ele teria ido ao apartamento de Julia para conversar.
Vítima foi morta com mais de 60 golpes de tesoura e faca
Segundo o promotor Osvaldo Zaracho Romero, da Procuradoria Regional de Ciudad del Este, Julia foi morta por 58 golpes de tesoura de unha e outros sete de faca. A autópsia no corpo confirmou que ela também foi estrangulada.
Ainda de acordo com o promotor, a suspeita é que Vitor cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento entre eles.
"Este homem provavelmente não tinha aceitado [o fim do relacionamento] e ele estava se aproximando dela novamente como amigo. Na sexta-feira, ele foi ao apartamento onde ela morava, supostamente para conversar", disse Zaracho.
Ainda segundo os investigadores, o suspeito permaneceu por horas no local antes de fugir e levou o celular da vítima. As armas usadas no crime foram apreendidas.
Julia Vitória Sobierai Cardoso era natural de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e vivia há anos em Navegantes, no Litoral Norte do estado, com a família. Desde 2025, morava no Paraguai, onde cursava medicina na Universidad de la Integración de las Américas (Unida).
A mudança para o Paraguai foi motivada por um sonho de adolescência: cursar medicina e, depois, se tornar pediatra, segundo a amiga Sara Cazarotto. Julia era descrita por amigos como dedicada e estudiosa.
Sara e Julia se conheceram em Navegantes, ainda na adolescência, e chegaram a viajar juntas para a Europa no início de 2026.
"A Julia foi um dos seres humanos mais lindos que eu já conheci, um coração puro e de uma bondade genuína! Realizamos nosso sonho juntas, por apoio dela, uma menina que inspirava qualquer pessoa ao seu redor. Linda, amável, cuidadosa e estudiosa", relatou.
Fonte: G1 SC
Autores lançam livro sobre colonização alemã no Extremo Oeste
Menores de 18 anos demonstram pouco interesse em votar nas eleições de outubro, em Itapiranga
Projeto aprovado em SMO amplia prazo para folga de servidores doadores de sangue
STF reforça proibição de novos penduricalhos no Judiciário e no Ministério Público
Reação no preço do leite gera boa expectativa no setor
Curso da Epagri reúne 29 mulheres do Extremo-Oeste em capacitação para empreendedorismo rural
Mais de 3,7 mil pacientes faltam consultas e exames no Hospital Regional em 2026
Governo lança programa que vai pagar até R$ 7,5 mil para produtores que preservarem florestas
Margem mínima de importações por Dionísio Cerqueira será elevada para 50%
STJ absolve homem condenado a 10 anos por tráfico em SMO por falta de provas materiais
Câmara aprova projeto para melhorias em comunidades do interior em SMO
Justiça mantém suspensa exigência de 5 anos de residência para acesso ao Universidade Gratuita