O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira, 9, os interrogatórios dos oito acusados de tentativa de golpe em 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como líder do suposto plano criminoso. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo faz parte do chamado “núcleo crucial” da organização criminosa. As informações são do g1.
As audiências na Primeira Turma serão realizadas ao longo de toda a semana, até a sexta-feira (13). O primeiro a ser ouvido será Mauro Cid, que fechou uma delação premiada com a Polícia Federal. Os outros réus serão interrogados em ordem alfabética.
As falas serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do YouTube do STF e terão início a partir das 14h desta segunda-feira. Caso os interrogatórios não sejam concluídos no primeiro dia, outras quatro sessões também foram marcadas para acontecerem nas seguintes datas: 10/6 às 9h; 11/6 às 8h; 12/6 às 9h e 13/6 às 9h.
O interrogatório dos réus marca a reta final da fase de instrução do processo penal. Na sequência, acusação e defesa podem ter prazo para pedir diligências adicionais. Encerrada esta etapa, deve ser aberto o prazo de 15 dias para alegações finais.
O que pesa sobre os réus
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro comandou o “núcleo crucial” da organização que agiu para romper a democracia. Ele é acusado de disseminar ataques ao sistema eleitoral, pressionar militares a apoiarem o golpe e editar um decreto para intervir no TSE. Há ainda indícios de que ele sabia do plano “Punhal Verde Amarelo”, que previa assassinato de autoridades.
Os outros sete réus são acusados de auxiliar na conspiração. Entre as condutas, estão fraudes eleitorais, bloqueios de estradas para prejudicar eleitores e elaboração de documentos golpistas. Os crimes atribuídos ao grupo incluem tentativa de golpe, organização criminosa e dano ao patrimônio público.
Fonte: Portal Peperi
Sorteio define ordem de veiculação no horário eleitoral gratuito em SC para as Eleições 2026
Assemit terá maior participação no desfile cívico e na 47ª Oktoberfest
Cometa estreia no Catarinense Não-Profissional neste domingo em Palhoça
Retrato Falado resgata trajetória de Noeli Margarida Zucolotto, uma das primeiras professoras de Bandeirante
Curso de locução da Rede Peperi chega ao fim com sete participantes selecionados para integrar atividades da emissora
Peperi Debates discute inclusão e desafios enfrentados por pessoas com deficiência em São Miguel do Oeste
Dia D da Campanha de Multivacinação reforça vacinação em São Miguel do Oeste
Acusado de homicídio é condenado por lesão corporal seguida de morte em Campo Erê
Dança Catarina reúne estudantes e atrai grande público em São Miguel do Oeste
Berço Nacional intensifica preparativos para a 47ª Oktoberfest
Medidas de combate à dengue em Tunápolis mantém casos zerados em 2026
Tunápolis moderniza tratamento de água com novo sistema