O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a realização de revistas íntimas vexatórias em presídios brasileiros. A decisão, tomada nesta quarta-feira, 2, estabelece que esse tipo de abordagem, que envolve desnudamento ou exames invasivos, é inadmissível. Os presídios terão até 24 meses para instalar scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais.
Entenda proibição das revistas íntimas nos presídios
A medida visa garantir a segurança nas unidades prisionais sem submeter visitantes a situações constrangedoras, durante as revistas íntimas.
O STF também determinou que provas obtidas por meio de revistas vexatórias serão consideradas ilícitas, a menos que haja decisão judicial específica autorizando a ação.
O prazo de dois anos para a implementação dos equipamentos será financiado com recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Caso haja fortes indícios de que um visitante esteja tentando entrar com objetos proibidos, a visita poderá ser barrada, mas a decisão deve ser fundamentada por escrito, com base em elementos concretos, como denúncias confiáveis ou comportamentos suspeitos.
Exceções e responsabilização
Em casos excepcionais, se os scanners não estiverem disponíveis ou forem ineficazes, a revista íntima poderá ocorrer, mas somente com o consentimento do visitante e seguindo protocolos rigorosos.
O procedimento deve ser realizado em local adequado, por profissionais do mesmo gênero e, em casos de exame invasivo, preferencialmente por um profissional de saúde.
Além disso, agentes que cometerem abusos ou excessos durante as abordagens deverão ser responsabilizados. A decisão reforça a necessidade de equilibrar segurança e respeito à dignidade humana dentro do sistema prisional.
Fonte: Portal Peperi
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO
Ameaça com faca e embriaguez ao volante terminam com dois presos em Bandeirante
Homem fica preso a 10 metros de altura após galho cair sobre perna em SJCedro
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC