Expectativa é contemplar até 80% dos produtores rurais de Itapiranga e municípios vizinhos.
A partir de agora, quem tiver débitos, deve procurar as instituições bancárias para renegociar as dívidas, com 35% de desconto. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste salienta que o governo federal autorizou a concessão de rebate de 35% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
Simone Lerner observa que o auxílio é para os produtores rurais prejudicados pela estiagem nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O rebate vale para as parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento com vencimento no período de primeiro de janeiro a 31 de julho de 2022. De acordo com Simone, as operações devem ter sido contratadas até 31 de dezembro de 2021 e estar em situação de adimplência até 31 de julho de 2022. Outra exigência é que o produtor tenha o registro de DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.
A presidente do Sindicato lamenta que não foi possível conceder benefícios no programa de troca-troca de sementes e outras situações que seriam favoráveis aos produtores. O governo federal vai investir um bilhão e 200 milhões de reais para a concessão de descontos em operações contratadas do Pronaf. A medida foi solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após visitar as regiões atingidas, ouvir o pleito do setor e negociar com a área econômica do governo.
Segundo o decreto do governo federal, o saldo remanescente da dívida poderá ser prorrogado se houver perda de receita nos empreendimentos vinculados, em razão da estiagem igual ou superior a 35% da receita bruta esperada.
Simone Lerner destaca que a liquidação com o rebate não valerá para as operações enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, o Proagro ou com cobertura de seguro rural. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais está disponível para orientações aos agricultores sobre os procedimentos para receberem perdão das dívidas em 35%.
Fonte: Portal Peperi
Plano Municipal de Turismo de São Miguel do Oeste avança após realização do terceiro seminário
Novo delegado destaca transparência e aproximação com a comunidade em São José do Cedro
Campo Erê reúne especialistas em seminário sobre combate ao caruru gigante
Defesa de casal condenado por tráfico de drogas em Itapiranga emite nota de esclarecimento
Inscrições para categoria estudantil do FEMUSMO estão abertas em SMO
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Produtores buscam alternativa após abandonar projeto de biogás em Itapiranga
Goleiro do Operário-PR participa de campanha solidária para adolescente com leucemia em Itapiranga
Justiça libera R$ 2,5 bilhões para pagamento de atrasados do INSS
Homem é preso por agredir companheira durante discussão em SJCedro
Gilmar diz que Mendonça cometeu "erro crasso" em delação de Vorcaro
Jaques busca aliados e apela ao STF para tentar conter desgaste em imagem