Servidores públicos sugeriram manter corpos de três homens trocados mesmo após descobrirem que duas famílias sepultaram desconhecidos em Florianópolis, segundo a agente funerária Aline Thaise Nunes Mikna. "Assim, nenhum dos três casos seriam descobertos", disse à NSC TV.
A confusão teria ocorrido após um erro na liberação pelo Instituto Médico Legal (IML). Dois deles foram sepultados pelas famílias erradas em 10 de abril, com caixão fechado, enquanto o terceiro havia permanecido retido no IML.
"Quando eu fui no IGP (antiga Polícia Científica) juntamente com o gerente da outra funerária, foi sugerida a questão de continuar da maneira que estava, esconder o erro. Que lacrasse a urna, entregasse para o velório normalmente para a família e, depois, fizesse o sepultamento. Assim, nenhum dos três casos seriam descobertos. A gente não fez isso", completou.
Questionada, a Polícia Científica de Santa Catarina negou que essa proposta tenha sido feita.
Entenda a troca
Uma das vítimas era Juliano Henrique Guadagnin, de 24 anos, que morreu de acidente de moto em 9 de abril. Os outros dois foram vítimas de homicídio e tiveram os corpos encontrados no mesmo dia.
Dois deles foram liberados no dia 10 para as respectivas cerimônias de despedida. Um deles foi entregue à funerária contratada pela família de Juliano.
Entenda a troca e a falha na liberação dos corpos:
- Patrick Nunes Ferreira foi sepultado no Cemitério do Itacorubi (região Central) indevidamente no lugar de Denner Dario Colodina.
- Denner Dario Colodina foi sepultado no Cemitério do Rio Vermelho (região Norte), em local destinado à Juliano Henrique Guadagnin da Silva.
- Juliano Henrique Guadagnin da Silva permaneceu retido no IML, sem a devida liberação à família.
Relatório do IML responsabiliza funerária
A NSC TV teve acesso ao relatório de plantão do IML do dia em que os corpos foram liberados. No documento, os plantonistas responsabilizam o agente funerário, profissional da empresa privada responsável por organizar todo o processo fúnebre, pelo erro.
Segundo o relatório, "apesar de demonstrada a exata localização dos corpos liberados para remoção, o agente funerário efetuou a remoção dos corpos de Denner (corretamente) e Patrick (equivocadamente, julgando se tratar de Juliano)".
Conforme o documento, isso teria acontecido enquanto a servidora realizava o armazenamento dos cartões FTA - usado para coleta de material genético dos corpos - e a higienização da sala de necrópsia.
A agente funerária Aline Thaise Nunes Mikna, que trabalha na funerária que fez a retirada dos dois corpos, diz que os documentos estavam corretos, mas com corpos trocados.
O advogado da funerária, Juliano Duarte Campos, afirma que a responsabilidade na hora da entrega dos corpos é dos servidores públicos.
"O agente não reconhece, o agente recebe o corpo. Quem tem que ter cuidado e o dever de polícia de fiscalizar é o funcionário do IGP e não o agente da funerária", enfatizou.
Em nota, a Polícia Científica de Santa Catarina reconheceu "que ocorreu um erro operacional na unidade de Florianópolis durante a liberação dos corpos" e lamentou o ocorrido.
Os corpos enterrados foram exumados e, depois de passar novamente pelo IML, foram sepultados novamente no dia 13.
O g1 questionou a Polícia Civil se um inquérito para investigar o caso será aberto, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem. O Ministério Público de Santa Catarina informou, na sexta-feira, 8, que vai instaurar procedimento para apurar o caso.
Fonte: G1 SC
Colisão frontal entre furgão e veículo autopropelido deixa mulher ferida no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeito explica critérios para obras em sedes comunitárias de São Miguel
Dnit alerta para operação "pare e siga" na BR-163 a partir de segunda
Inscrições para Corrida do Bem seguem abertas até 18 de maio em SMO
Servidores sugeriram esconder erro após famílias sepultarem corpos errados em SC
Briga entre irmãos termina com mãe de 80 anos ferida em SMO
Homem é preso após tentativa de furto e fuga de carro em São Miguel do Oeste
Caminhão com carga milionária de cigarros e vinhos ilegais é apreendido na BR-282
Ministros do STF veem Senado sem clima para nova indicação de Lula
SC registra -3,07°C e amanhece com temperaturas negativas em pelo menos 13 cidades
Homem é preso por ameaçar familiares e desacatar policiais em São Lourenço do Oeste
Polícia Militar atende ocorrência de perturbação do sossego e ameaça em Campo Erê