Senado aprova projeto que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Senado aprova projeto que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 30, o Projeto de Lei 727/2026, que autoriza a comercialização, aquisição e posse de spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres. A proposta foi aprovada em regime de urgência e segue para sanção presidencial.

O texto permite que mulheres com 18 anos ou mais adquiram o equipamento. Adolescentes a partir de 16 anos também poderão comprar o spray, desde que tenham autorização dos responsáveis.

O dispositivo deverá ser de uso individual, intransferível e sem substâncias de efeito letal ou toxicidade permanente. Os padrões técnicos e de segurança serão definidos pelo Poder Executivo. Os estabelecimentos também deverão manter um registro simplificado das vendas por cinco anos.

Quem utilizar o spray fora das situações previstas em lei poderá receber advertência, multa, apreensão do equipamento e ficar impedido de adquirir um novo dispositivo por até cinco anos. Se houver crime ou contravenção, também responderá na esfera criminal.

O projeto ainda cria o Programa Nacional de Capacitação em Defesa Pessoal e Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo para Mulheres, que será regulamentado pelo governo federal.

Segundo o relator, senador Laércio Oliveira, a proposta fortalece as políticas públicas de proteção às mulheres e estabelece regras nacionais para comercialização e uso do equipamento. A informação é do Senado Federal.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi