Uma iniciativa do colegiado de secretários de Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc decidiu pela criação de um projeto de compostagem de animais mortos para fabricação de adubo orgânico. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, Rogério Rech, a destinação inadequada dos animais mortos é um problema sério enfrentado em toda a região que precisa de uma solução definitiva para evitar poluição e riscos de transmissão de doenças entre as propriedades.
Ele observa que quando os animais mortos são depositados a céu aberto, acabam sendo consumidos por urubus, que muitas vezes, carregam pedaços da carcaça de um local para outro, aumentando o risco de transmissão de doenças como tuberculose e brucelose entre rebanhos vizinhos. Rech salienta que o assunto foi debatido pelo colegiado, que usou como base para a busca de soluções, um projeto existente no Paraná há vários anos que consiste na recolha de carcaças para compostagem e transformação em adubo orgânico.
O secretário destaca que representantes da região foram conhecer de perto o projeto, que funciona de forma legal e amparado por todas as licenças ambientais necessárias. A nível regional, a ideia é incentivar a iniciativa privada a investir na infraestrutura necessária, já que o Poder Público possui limitações nesse quesito para oferecer o serviço à população. Aos municípios, por meio do Conder Ambiental, caberá organizar a logística de recolha dos animais mortos para levá-los até o local da compostagem, o que deverá ocorrer por meio de licitação de uma empresa para realizar o transporte.
Rogério Rech garante que desse modo, será resolvido um sério problema ambiental, sem criar nenhum outro, visto que os caminhões para o transporte são fechados e não entram nas propriedades, mas somente até um local seguro para a coleta, indicado pelos próprios agricultores. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste destaca que a expectativa é que o projeto avance já no mês de março com a publicação do edital para contratação da empresa que prestará o serviço. Para ele, é de fundamental importância que a região tenha a logística em funcionamento.
OUÇA A ENTREVISTA
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã