Secretaria de educação de Iporã Do Oeste implanta câmeras e rastreamento em ônibus do transporte escolar

Por Arlei Silveira, Iporã do Oeste

Compartilhar
Secretaria de educação de Iporã Do Oeste implanta câmeras e rastreamento em ônibus do transporte escolar
Foto: Arlei Silveira / Portal Peperi

A secretaria municipal de educação de Iporã do Oeste iniciou a implantação de câmeras de monitoramento e sistemas de rastreamento nos ônibus do transporte escolar. De acordo com a assessoria de programas educacionais, professora Selmira Swemgber, a instalação começou na última semana e envolve veículos da frota própria e também terceirizada, com o objetivo de reforçar a segurança e melhorar o controle do serviço. Segundo ela, cerca de 11 veículos já receberam os equipamentos e os demais ônibus devem ser contemplados nos próximos dias.

O processo de instalação foi realizado de forma organizada, com parte dos veículos concentrados no polo esportivo do município e outros atendidos diretamente nas comunidades. A avaliação é de que o trabalho ocorreu de forma tranquila e eficiente, com tecnologia que permite imagens em tempo real.

Selmira, explica que o novo sistema, amplia a segurança dos estudantes durante o trajeto e permite acompanhar o comportamento dos estudantes dentro dos ônibus, ajudando a prevenir situações como conflitos, além de servir como registro em caso de ocorrências. Ela destaca ainda que o rastreamento, em tempo real, possibilita o acompanhamento dos trajetos e da quilometragem percorrida, garantindo mais transparência na prestação do serviço e controle dos custos. A medida também contribui para a gestão mais eficiente do transporte escolar.

O contrato inicial para uso dos equipamentos é de 10 meses, acompanhando o calendário letivo, com possibilidade de prorrogação.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi