Santa Catarina tem menos da metade dos prefeitos concorrendo à reeleição nas Eleições 2024. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 136 prefeitos atualmente no cargo informaram concorrer a um segundo mandato na disputa nas urnas em outubro. O número representa 46% dos 295 municípios catarinenses.
A lista tem prefeitos de cidades de diferentes portes. Entre as maiores do Estado, há os casos de Joinville, Florianópolis, São José, Chapecó, Palhoça e Jaraguá do Sul. Também aparecem cidades entre as menores do Estado, como Barra Bonita, Lajeado Grande e Jardinópolis.
Os números do TSE mostram 141 prefeitos que informaram à Justiça Eleitoral concorrer à reeleição, mas a reportagem identificou que quatro casos foram registros equivocados dos partidos e um deles é referente a um vice-prefeito que disputa a sucessão. Com isso, restam 136 prefeitos que buscarão seguir no cargo por mais um mandato.
Quando considerados apenas os dados do TSE, Santa Catarina tem o quarto menor percentual do país de prefeitos que concorrem à reeleição em 2024. Apenas Amazonas, Paraíba e Rio Grande do Sul têm percentuais menores de nomes que podem disputar o cargo.
A ida de prefeitos à reeleição foi tema de um levantamento divulgado este mês pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade ouviu 80% dos dirigentes municipais que poderiam concorrer à reeleição em 2024 no país. Em Santa Catarina, foram ouvidos 180 dos 295 prefeitos. Na ocasião, 16% dos prefeitos catarinenses ouvidos afirmaram que não iriam disputar a reeleição e 8% ainda se diziam indecisos.
Fonte: Portal Peperi
México vence na estreia da Copa do Mundo 2026
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos