SC tem baixa procura por vacina da gripe e registra 50 mortes por influenza em 2026

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
SC tem baixa procura por vacina da gripe e registra 50 mortes por influenza em 2026

A baixa adesão à vacinação contra a gripe em Santa Catarina preocupa autoridades de saúde às vésperas do fim da campanha estadual. Até agora, apenas um município atingiu a meta de cobertura vacinal entre os grupos prioritários.

São Miguel da Boa Vista, superou 93% de imunização. Enquanto isso, 137 cidades têm menos de 40% do público-alvo vacinado.

A campanha termina no domingo, 31, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a importância de ampliar a procura pela vacina antes do pico das doenças respiratórias no inverno.

Segundo dados do estado, menos de 40% dos grupos prioritários receberam a dose até o momento. O público inclui idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.

Em 2026, Santa Catarina já soma 600 hospitalizações por influenza, com 125 internações em UTI e 50 mortes confirmadas.

“O Estado faz a parte dele oferecendo a vacina, mas nós também precisamos fazer a nossa”, disse o perito criminal Marcelo Martins, vacinado em Florianópolis.

Mesmo com índices baixos, Santa Catarina ainda aparece acima da média nacional de cobertura vacinal, atualmente em 35%.

A SES informou que novas doses continuam sendo distribuídas. Um lote com 328 mil vacinas chega nesta semana e deve elevar para mais de 2 milhões o total de doses recebidas pelo estado desde o início da campanha.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi