Em 2024, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) realizou 28.910 atendimentos, número que representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). Os dados são do Relatório Anual da instituição, divulgado em junho deste ano.
De acordo com a SES, as estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências. Além disso, no caso dos medicamentos, 42,3% das intoxicações foram acidentais.
Já em relação aos animais peçonhentos e venenosos, as aranhas lideram os acidentes em 2024, ocupando 55,5% das ocorrências. Em seguida, vêm as lagartas (19%) e as serpentes (9,1).
— Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes — salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.
O CIAtox é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os atendimentos são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252.
Dados acumulados nos últimos 10 anos
O relatório também aponta dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo, com pico em 2021.
Quanto aos atendimentos que envolveram algum tipo de droga de abuso, o álcool, a cocaína e a maconha lideram os entorpecentes mais frequentes. A cocaína esteve presente em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.
As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.
Fonte: Portal Peperi
Peperi Debates discute redução da maioridade penal
São João do Oeste elabora projetos de cinco escolas para plano de contingência estadual
PM apreende mais de 118 quilos de maconha e medicamentos contrabandeados em Palma Sola
Homem ameaça dentista após negativa de atestado retroativo em São Bernardino
Fórum estadual debate políticas públicas e controle populacional de animais em Santa Catarina
Anfitrião, Canadá busca empate com Bósnia e soma primeiro ponto em Copas
Idoso cai de galpão e fica gravemente ferido em Maravilha
EUA domina e goleia Paraguai em estreia pela Copa do Mundo
Ancelotti projeta Brasil com oito titulares de 2022 para estreia na Copa do Mundo
Jovem morre em colisão frontal entre carros na SC-160
Frio histórico avança e deve provocar geada generalizada com -5ºC nos próximos dias
Câmara aprova mudança em requisito para Coordenador Pedagógico em SMO