Santa Catarina tem 46.197 pessoas na fila de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número considera pessoas que têm atendimento agendado para os próximos dias e foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Em todo o país, 1,1 milhão de pessoas aguardam por atendimento em datas próximas.
A greve do INSS terminou nessa segunda-feira (23), após um acordo entre peritos médicos e o governo federal. A paralisação durava dois meses. A categoria aceitou um reajuste de 5% nos salários e se comprometeu a repor os dias parados para atender segurados que, por enquanto, esperam por atendimento.
O Ministério do Trabalho informou que, neste momento, serão feitas perícias que já estavam agendadas. Pessoas que não puderam passar pelo procedimento por conta da greve devem reagendar os atendimentos. Por isso, o número de pessoas à espera de perícia pode ser ainda maior.
O reagendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. As medidas para reduzir o tamanho da fila causada pela greve ainda devem ser divulgadas pelo governo. A data da primeira perícia será considerada como a entrada do requerimento do benefício, para que as pessoas não sejam prejudicadas.
A perícia médica é necessária para a obtenção de benefícios como auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente — a antiga aposentadoria por invalidez.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, afirmou que a pasta pretende agilizar os processos.
“Esperamos com este acordo retomar o atendimento ao cidadão e reduzir a espera dos segurados por uma perícia médica. Todo nosso esforço será no sentido de agilizar o atendimento pericial”, afirmou em nota.
Fonte: Portal Peperi
Brasil resolve o jogo no primeiro tempo e vence o Haiti na onda de Matheus Cunha
Primeiro Feirão de Empregos do Senac reúne 20 empresas e oferta cerca de 150 vagas em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 2º Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
Casal é preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste
Hospital de Tunápolis terá investimento de R$ 18 milhões em reforma e ampliação
Colisão entre carro e carreta deixa jovem ferido na SC-160 em Saltinho
Vereadores aprovam aumento do vale-alimentação dos servidores para R$ 700 em SMO
Conferência de Saúde vai apontar propostas para melhorar atendimentos em SMO
Câmara arquiva projeto que previa fornecimento gratuito de sensores de glicose para diabéticos
Jovem fica ferido em colisão entre van da Saúde de Santa Helena e carro na SC-496
Vereadores Mirins apresentam indicações em Itapiranga
Ypê amplia troca e reembolso de produtos, após decisão da Anvisa