A Serra catarinense registrou pelo segundo dia seguido a temperatura mais baixa do ano, no estado, nesta quarta-feira, 13. Os termômetros em Urupema, reconhecida por lei como a capital nacional do frio, marcaram -5,15 °C às 7h, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina.
São Joaquim havia registrado a temperatura mais baixa de 2026 na terça-feira, 12, quando a estação na localidade conhecida como Vale do Caminhos da Neve, a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade, marcou -4,6°C, às 8h. Lá os termômetros chegaram a -4,44°C nesta quarta.
As baixas temperaturas são decorrentes de uma massa de ar frio de origem polar que atua no Sul do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia publicado, no início da madrugada, um aviso meteorológico sobre a previsão de geada para os planaltos, com risco leve de perda de plantações.
O estado vem registrando precipitações invernais desde o final de semana, incluindo flocos de neve entre sábado (9) e domingo (10).
Veja temperaturas mais baixas, segundo a Epagri/Ciram:
- Urupema: -5,15°C às 7h
- São Joaquim: -4,44°C às 6h
- Urubici: -3,93°C às 8h
- Bom Retiro: -2,11 às 8h
- Rio Rufino: -2,01 às 8h
Embora sem negativas, Criciúma, no Sul de Santa Catarina, também registrou frio e geada.
A cidade não tem uma estação da Epagri/Ciram, mas a temperatura registrada na cidade vizinha de Içara dá uma noção do frio: lá, os termômetros marcaram 5,71 às 7h.
Fonte: G1 SC
Lideranças do grupo de João Rodrigues participam de encontro de pré-campanha em São Miguel do Oeste
Três mulheres são presas por adulteração de medicamentos em São Miguel do Oeste
Câmara de Itapiranga amplia projetos em parceria com a comunidade
Frigorífico vai investir R$ 10 milhões em unidade no interior de Itapiranga
Morre idosa envolvida em acidente de trânsito no interior de Itapiranga
Itapiranga e Tunápolis terão turno único na segunda-feira; São João do Oeste trabalha normalmente
Fundesa garante indenização no abate sanitário de gado
Peperi Debates discute a importância do cooperativismo para o desenvolvimento regional neste sábado
Colisão frontal deixa um morto e quatro feridos em Caibi
Idosa fica ferida em acidente no interior de Itapiranga
ACAERT promoverá a maior mobilização da história durante as eleições 2026
Itaipu Binacional compartilha ações sociais, ambientais e de cibersegurança com gestores públicos em SC