Santa Catarina registrou neve na manhã deste sábado (9), em São Joaquim, na Serra catarinense. A informação foi confirmada pela Defesa Civil e pela Epagri/Ciram.
As temperaturas congelantes chegaram a -2°C, às 6h, em Urupema, e ficaram entre 0°C e -1°C, às 5h, em São Joaquim, de acordo com o painel da Epagri. A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos.
Desde o início da semana, os órgãos de monitoramento do clima no Estado apontavam a possibilidade de neve, que poderia ser registrada na madrugada e na manhã de sábado, em meio ao alerta para declínio acentuado nas temperaturas a partir desta sexta-feira (8).
Essa é mais uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo território catarinense. As máximas neste sábado não devem passar dos 15°C na maior parte de Santa Catarina, com temperaturas ainda mais baixas no Meio-Oeste e no Planalto Sul, próximas dos 7°C. Isso porque também há a presença de vento sul, o que deixa a sensação térmica ainda mais baixa no Litoral.
Apesar das temperaturas baixas e da neve, esse período ainda não se configura como uma nova onda de frio, de acordo com a Defesa Civil. Porém, a partir de quarta-feira (13), o ar polar deve se intensificar e, dessa forma, uma onda de frio pode ser caracterizada nos próximos dias, com frio intenso por mais de cinco dias.
Fonte: Portal Peperi
FACIBEL 2027 divulga programação com shows nacionais e três dias de atrações em Belmonte
Dois homens são condenados a 19 anos e seis meses por homicídio em Santa Terezinha do Progresso
Homem sofre corte profundo no rosto e suspeito é preso em Dionísio Cerqueira
PM recupera caminhonete furtada no RS e prende homem em Anchieta
Motocicleta furtada é encontrada abandonada no centro de Belmonte
Polícia encontra animal abatido e carro escondido durante ocorrência de abigeato em Bandeirante
Atropelamento deixa dois feridos no centro de Itapiranga
Motociclista fica ferido em colisão com caminhão na BR-282, em Maravilha
Defesa Civil alerta para chuva intensa e risco de enxurradas no Extremo-Oeste
Acidente entre carro e carreta deixa jovem de 20 anos ferido na BR-158
Sala do Empreendedor de Itapiranga define novas ações voltadas ao turismo
Corpo de professora estava dentro de sacola de viagem, enrolado em manta, diz PM