Santa Catarina registrou 2.254 pessoas desaparecidas entre janeiro e junho de 2026, média de aproximadamente 12 casos por dia, e apresentou a sétima maior taxa do país, com 46,48 desaparecimentos por 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na comparação com o mesmo período de 2025, o número de desaparecimentos aumentou 9,15% no estado.
Entre os registros do primeiro semestre, 1.384 envolvem homens e 866 mulheres. Em outros quatro casos, o gênero não foi informado.
A maioria das pessoas desaparecidas era maior de idade. Foram 1.534 registros envolvendo adultos e 720 envolvendo crianças e adolescentes de até 17 anos.
Janeiro concentrou o maior número de casos em Santa Catarina, com 418 registros. Em fevereiro foram 387; março teve 353; abril, 400; maio, 367; e junho, 329.
No ranking nacional das taxas de desaparecimento por 100 mil habitantes, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 65,89. Na sequência estão Rio Grande do Sul, com 61,61, e Amapá, com 56,09.
Santa Catarina ocupa a sétima posição, com taxa de 46,48 por 100 mil habitantes. Em números absolutos, São Paulo liderou o país, com 10.414 desaparecidos entre janeiro e junho de 2026.
O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas foi criado pela Lei nº 13.812, de 2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Conforme as informações apresentadas, o painel digital do Ministério da Justiça e Segurança Pública entrou efetivamente em funcionamento em agosto de 2025.
Semana da Pátria tem participação ativa da fanfarra em Itapiranga
Defesa Civil confirma tornado em Campo Erê
JCI promove Dia Mundial da Limpeza em São Miguel do Oeste
Inscrições para Caminhada da Primavera abrem dia 8 em SMO
Justiça suspende parte da política de cotas da Udesc em SC
SC registra média de 12 desaparecimentos por dia no primeiro semestre de 2026
Programa AABB Comunidade entrega kits a 100 estudantes em SMO
Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados em Maravilha e SMO
Primeiro treinamento reúne 60 mesários da Zona Eleitoral de Itapiranga
MPSC investiga aumento de até 356% em materiais de construção em SC
Câmara de São José do Cedro aprova recursos para a APAE e debate ações após temporal
CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas