Santa Catarina encerrou na tarde deste domingo, 1º, o maior simulado de preparação para desastres já realizado no Brasil. Ao todo, 294 municípios participaram da ação coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC).
Desde as 8h, o estado operou em modo de resposta total. As prefeituras começaram a registrar ocorrências fictícias, testando protocolos e a integração com a estrutura estadual. Às 9h20, um alerta emergencial foi disparado por Cell Broadcast, tecnologia que enviou mensagem simultânea para celulares conectados às redes 4G e 5G em todo o território catarinense.
Ao longo do dia, foram simulados cenários como deslizamentos, enchentes, enxurradas, evacuação de comunidades e até rompimentos fictícios de barragens. No Alto Vale do Itajaí, houve até o fechamento monitorado das comportas das barragens de contenção de cheias, como parte do exercício.
Além das ações em campo, reuniões regionais e mesorregionais avaliaram os impactos simulados e ajudaram a definir prioridades em caso de desastre real. Participaram os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais e a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores.
O exercício também foi acompanhado por órgãos federais, como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
“O simulado cumpriu plenamente seus objetivos. Conseguimos testar protocolos e integrar Estado e municípios em um cenário complexo, como seria numa situação real”, afirmou o secretário da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Municípios testaram diferentes cenários
Cada cidade trabalhou situações de risco conforme a realidade local. Em Tubarão, por exemplo, houve simulação de soterramento com resgate em área de difícil acesso. Já em Barra Velha e Maravilha foram testados protocolos para acidentes com produtos perigosos.
Em São José do Cerrito, equipes montaram abrigos temporários para desabrigados. Morro da Fumaça incluiu até protocolos para proteção de animais de estimação.
A próxima edição já está marcada para o dia 7 de março de 2027.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga
Com premiação de até R$ 800, Corrida do Soldado abre inscrições neste sábado em SMO
Safra de grãos é estimada em 358,6 milhões de toneladas
Master de Vorcaro captou ao menos R$ 4,4 bilhões em previdências
Testemunhas de processo contra ministro Marco Buzzi no STJ começam a ser ouvidas nesta quinta
Polícia cumpre quatro mandados de prisão em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Princípio de incêndio atinge veículo e mobiliza bombeiros em Iporã do Oeste
São Miguel do Oeste entra para lista das 100 cidades mais seguras do Brasil
Propostas buscam ampliar limite de faturamento de MEI e redução de carga horária
Lei Orelha é aprovada na Alesc e amplia punições para maus-tratos contra animais em SC
Vacinação contra dengue segue disponível para pessoas entre 10 e 14 anos em SC