Santa Catarina deu nesta terça-feira, 12, um passo inédito no enfrentamento à violência de gênero. O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm lançaram, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, que vai orientar ações pelos próximos dez anos.
O documento, parte do Plano de Governo, reúne cinco eixos estratégicos: prevenção e educação; atendimento e proteção; responsabilização e reeducação dos agressores; monitoramento e produção de dados; e avaliação. A elaboração envolveu secretarias da Segurança Pública, Assistência Social e Educação, além das forças de segurança.
Entre as metas, estão ampliar de 32 para 56 delegacias especializadas, criar salas reservadas na Polícia Científica, fortalecer a Rede Catarina de Proteção à Mulher e implantar programas para reeducar agressores. Nas escolas, haverá capacitação de professores e campanhas educativas.
“Não é só um papel. É um compromisso real de proteger as mulheres catarinenses e garantir dignidade e respeito”, disse o governador.
Fonte: Portal Peperi
Cerimônia de abertura do JESC 2026 reúne atletas e autoridades em São Miguel do Oeste
Carlos Bolsonaro participa de lançamento da pré-candidatura da primeira-dama de Itapiranga
Corpo de Bombeiros de Itapiranga monitora pontos de deslizamento e alagamento na cidade
Oito ex-prefeitos já foram condenados pela Justiça na Operação Mensageiro em SC
PRF apreende quase 100 quilos de maconha na BR-153 em Água Doce
Carro sai da pista e cai em barranco na BR-163 em Guaraciaba
Samu registra 43 ligações de importunação no Extremo Oeste em 2026
Chuvas derrubam casa, alagam ruas e cachoeira transborda em SC
São Miguel sedia nesta terça a abertura oficial da etapa estadual do JESC
Tunápolis prorroga prazo de inscrições em programa de incentivo a alunos no ensino superior
Polícia Militar cumpre 1.445 mandados em junho e registra aumento de 109%
Mulher fica ferida em acidente entre dois veículos na BR 163, em Guaraciaba