Santa Catarina e Paraná assinaram, nesta quarta-feira (6), um acordo para compensação dos royalties do petróleo após 30 anos de tratativas. Segundo o governo estadual, a dívida aos catarinenses se arrasta desde 1991.
Os governadores Jorginho Mello (PL) e Ratinho Junior (PSD) definiram que o valor de R$ 340 milhões a ser ressarcido a Santa Catarina será pago em obras na rodovia SC-417, via entre Garuva e Itapoá, no Norte catarinense, que liga os dois estados.
O acordo encerra uma disputa jurídica de mais de 30 anos. Em 1991, o governo catarinense entrou com a Ação Cível Originária (ACO) 444 no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que os cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a distribuição dos royalties da Petrobras estavam errados.
Essa avaliação equivocada fez com que o Paraná recebesse indevidamente, ao longo dos anos, recursos repassados pela empresa na forma de royalties para a exploração de campos de petróleo na região, mas que deveriam ter sido pagos a Santa Catarina.
O STF reconheceu, no início da década, o direito de Santa Catarina ao ressarcimento. Segundo o governo paranaense, o investimento estimado em todas as obras é de R$ 365 milhões.
Acordo
Os governadores decidiram que o ressarcimento seria feito por uma obra que beneficiasse os dois estados. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a SC-417 tem 19,18 km de extensão, divididos em três trechos.
O acordo prevê o seguinte:
- Segmento 1: começa na divisa entre Santa Catarina e Paraná e vai até o entroncamento com a SC-416 para Itapoá. Ele vai receber pavimento flexível.
- Segmento 2: vai do entroncamento até o final da rodovia, encontrando o contorno de Garuva. Terá pavimento rígido (de concreto).
- Segmento 3: liga o contorno de Garuva à BR 101, com 8,52 km em pavimento rígido. Dentro desse trajeto, há três interseções que exigem a construção de viadutos, também contemplados no pacote: viaduto na entrada de Itapoá (Interseção SC-416 com a SC-417); viaduto de acesso a Garuva (no início do Contorno de Garuva); e um viaduto sobre a BR-101, duplicando o viaduto existente.
Fonte: Portal Peperi
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO