Santa Catarina ampliou a vacinação com a pneumocócica conjugada 20-valente, a Pneumo 20, para pessoas com 85 anos ou mais. A vacina protege contra 20 sorotipos da bactéria responsável por doenças como pneumonia, meningite e sepse.
A Secretaria de Estado da Saúde recebeu 37.930 doses do imunizante e iniciou a distribuição aos municípios no final de setembro, conforme a chegada das vacinas às Gerências Regionais de Saúde.
Entre as regiões contempladas está São Miguel do Oeste. Também recebem doses as Regionais de Araranguá, Criciúma, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Joaçaba, Videira, Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, Concórdia, Chapecó e Xanxerê.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a ampliação busca prevenir formas graves da doença pneumocócica e reduzir hospitalizações e mortes entre idosos.
A Pneumo 20 já é disponibilizada para crianças e grupos especiais. Agora, passa a atender também a nova faixa etária definida pelo Estado.
Para receber a vacina, pessoas com 85 anos ou mais devem procurar uma sala de vacinação e apresentar documento que comprove a idade. Não é necessária prescrição médica.
Os profissionais de saúde vão verificar o histórico vacinal de cada paciente para confirmar a necessidade da aplicação.
Motociclista de 42 anos morre após colisão com carro em Chapecó
Câmara dos Deputados terá renovação de 35% e 183 parlamentares de primeiro mandato
Mais de 13 mil pessoas privadas de liberdade fazem Encceja em SC
SC amplia vacinação contra pneumonia para pessoas com 85 anos ou mais
Motores de helicóptero que caiu com cantor Rick são retirados de mata em Urubici
Drumm diz que Extremo-Oeste perde força sem representantes eleitos
TJSC mantém pena de 20 anos para mulher condenada por matar marido e esconder corpo de freezer
Bets saem do ar nesta terça; veja como receber valores que não foram sacados
Companhia abre inscrições para oficinas de teatro na região
Trabalhor morre prensado por contêiner durante operação no Porto de Navegantes
SC Rural 2 abre inscrições para agricultores e pescadores com R$ 21,9 milhões disponíveis
PM apreende maconha, cocaína e balanças em residência de SMO