Após o longo período sem trabalhos presenciais, as equipes da Saúde de Itapiranga estão retomando as ações em grupos na cidade e interior. Objetivo da retomada dos grupos é fortalecer os trabalhos preventivos e reduzir o número de consultas e internações.
Conforme a Secretária de Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, uma das maiores mobilizações está nos grupos de alongamentos no centro da cidade, bairros e comunidades do interior. Ela aponta como uma atividade extremamente importante para melhorar a qualidade de vida. Os interessados podem fazer inscrição com as agentes comunitárias de saúde. Outro trabalho é com Grupo de Tabagismo com Praticas Integrativas na Saúde.
Clair Heinen também cita ações no combate a dor lombar, focado em pessoas que sofrem com dores nas costas há vários anos. O município possui parceria com a Uceff para atuação do educador físico da saúde, nas sextas-feiras na Academia do Centro Universitário Uceff. Os resultados são expressivos em tratamento de dores crônicas.
A Secretária também cita o trabalho para fortalecimento da musculatura para pacientes que realizaram cirurgias de joelho. A Saúde está viabilizando grande número de procedimentos em ortopedia. Segundo Clair Heinen, está sendo intensificado o grupo de sais temperados, atividade que visa substituir o sal puro por uma grande quantidade de temperos. Os grupos estão em atividade em várias comunidades.
A Secretária de Saúde de Itapiranga informa que 17% da população enfrenta problemas com pressão alta. O município também registra problema grande de diabetes. São frequentes os casos de necessidade de internações hospitalares que poderiam ser evitados com medidas simples. Segundo Clair Heinen, trabalhar a prevenção com alimentação saudável e atividade físicas são medidas que proporcionam grandes benefícios para a qualidade de vida.
A Secretária cita que um dos desafios é a substituição de sal para evitar agravamento da situação de pessoas que enfrentam problemas cardiovascular e outras doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos. Também é fácil constatar situações de colesterol e triglicerídeos elevados.
O Ministério da Saúde faz avaliação por indicadores de saúde e exige medidas de prevenção. Conforme a Secretária, Clair Heinen, o município precisa seguir as determinações para atender aos programas federais. Uma das reivindicações é para aprovação do projeto na Câmara de Vereadores que permite a contratação de uma nutricionista. Clair enfatiza que a alimentação correta é fundamental para a qualidade de vida e o município necessita de um nutricionista. A secretária afirma que Itapiranga é um dos poucos municípios da região que não possui nutricionista na equipe da saúde.
Fonte: Portal Peperi
PM prende casal por tráfico de drogas após fuga no Centro de Maravilha
Acidente na SC-160 deixa duas pessoas feridas em Pinhalzinho
Esperança vence fora de casa pela 3ª rodada do Municipal de Itapiranga
Grêmio da Canela Gaúcha bate Internacional por 3 a 1 na Linha Fátima em São Miguel do Oeste
Governo estuda linha de crédito de R$ 20 bilhões para reestruturar dívidas de clubes
Quase 3 milhões de catarinenses já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional
Atleta de handebol da Grande Florianópolis morre após sofrer acidente na casa de amiga
8ª edição da Caminhada da Primavera reúne 500 participantes no interior de São Miguel do Oeste
Colisão frontal entre dois carros deixa cinco feridos na BR-163, em Barracão
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em colisão na BR-282, em Nova Erechim
Incêndio atinge cabine de carreta na BR-158 em Cunha Porã
Colisão contra poste deixa mulher ferida na BR-282 em Maravilha