Itapiranga busca formas de ampliar o trabalho em questões preventivas de saúde com atividades coletivas. A psicoterapia de grupo no tratamento ganha importância com resultados positivos. O município registra grande demanda e busca formas de atender o público. Segundo a Psicóloga da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Samira Bolsi, o objetivo é ajuda no processo de forma coletiva. Ela cita que a rede de apoio proporciona benefícios instantâneos, com troca de experiências e ajuda mútua.
Os próprios participantes acabam se tornando agentes de cuidados e isso acelera o processo nos serviços prestados pela psicologia. Samira chama atenção que são grupos pequenos de quatro a cinco pessoas. Como exemplo, o grupo Papo Cabeça, que trabalha prevenção da ansiedade e grande procura devido a crises que as pessoas apresentam. Atuam médico, nutricionista e profissional de Yoga. A Psicóloga também cita o Mamãe Coruja, que trabalha questões iniciais da amamentação e a introdução alimentar.
As atividades diversificadas incluem ainda o programa Saúde na Comunidade, que na próxima semana será realizado em linha Soledade. Nesta edição terá a abordagem especial sobre qualidade do sono e ansiedade. Samira ressalta que o município conta apenas com uma psicóloga e a equipe eMulti com cinco profissionais que auxiliam em diferentes ações.
Ela considera que o trabalho em grupo possibilita atender maior número de pessoas e chama atenção para parcerias com a Uceff e com diferentes profissionais. O resultado é positivo, baseado na mudança que as pessoas apresentam.
“É possível mensurar os resultados pelas mudanças que as pessoas que participam desses grupos trazem. Então, em todo grupo a gente tem esse feedback de quem vem, de quanto é potente essa questão de grupo” afirma.
Samira Bolsi destaca o acolhimento na rede de apoio para atender as demandas e orienta as pessoas a procurarem as unidades de saúde para encaminhamentos.
Motociclista fica ferido em colisão com caminhão na BR-282, em Maravilha
Defesa Civil alerta para chuva intensa e risco de enxurradas no Extremo-Oeste
Acidente entre carro e carreta deixa jovem de 20 anos ferido na BR-158
Sala do Empreendedor de Itapiranga define novas ações voltadas ao turismo
Corpo de professora estava dentro de sacola de viagem, enrolado em manta, diz PM
Suspeito de feminicídio de professora em Faxinal dos Guedes é encaminhado ao sistema prisional
Posto de Saúde Central terá vacinação, testes rápidos e exames no Dia D em SMO
Justiça Eleitoral prepara urnas para o segundo turno das eleições em Santa Catarina
Prefeitura de Guaraciaba exonera servidor comissionado suspeito de receptação de fios de cobre
Justiça Eleitoral monitora clima para eleição de domingo
Sicredi de Itapiranga comemora 20 anos de atuação em Santa Catarina
Santa Catarina reforça ações para reduzir impactos do El Niño na agricultura e na pesca