Está em fase de implantação no Município de São Miguel do Oeste, o programa de Apadrinhamento Afetivo, destinado a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, em situação de acolhimento por determinação judicial.
O programa surge com o intuito de estabelecer e proporcionar vínculos aos acolhidos, e oportunizar o acolhimento para fins de convivência familiar e comunitária.
A Lei que institui o programa já foi aprovada, e as equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social trabalham, no momento, em sua efetivação.
De acordo com a secretária, Andreia Rebelato, a próxima etapa será a capacitação dos profissionais das equipes de alta complexidade, que posteriormente, multiplicarão os conhecimentos com os padrinhos interessados em ingressar no programa.
Andreia lembra ainda, que as pessoas que tiverem interesse em buscar mais informações sobre o programa, podem entrar em contado com as assistentes sociais, Carline Mocellin ou Marta Sotilli, através do telefone (49) 3631 2016 ou (49) 3631 2026.
Modalidade de apadrinhamento:
I - Apadrinhamento afetivo: para crianças e adolescentes com possibilidades remotas de reinserção familiar, ou em família substituta, ou adoção. Será aplicado ainda, às pessoas com deficiências e/ou idosas em situação de acolhimento, mediante avaliação técnica. O padrinho afetivo conforme o perfil indicado/aprovado, proporcionará aos acolhidos a convivência comunitária e familiar, podendo buscar o afilhado na instituição de acolhimento, mediante Termo de Autorização do coordenador do serviço;
II - Apadrinhamento prestador de serviços: pessoa física ou jurídica, previamente cadastrada, que se dispõe a atender o púbico acolhido, conforme sua especialidade profissional;
III - Apadrinhamento material: suporte material ou financeiro contínuo ao acolhido, para suprir demandas específicas (custeio de cursos profissionalizantes, práticas esportivas e culturais, tratamentos de saúde, dentre outros).
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica gravemente ferida após agressões do companheiro em São Miguel do Oeste
Corpo de menino desaparecido é localizado no rio Moraes, em São Carlos
Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Marmeleiro
35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne mais de 3 mil pessoas em São Miguel do Oeste
‘Não quero mais pou-pou’: mães relatam reação de crianças após ataque em CMEI de Curitiba
Cataratas do Iguaçu atingem maior vazão do ano com volume quase oito vezes acima da média
Buscas por menino autista de 8 anos entram no terceiro dia em São Carlos
Homem em saída temporária é preso com drogas que seriam levadas para SMO
São Miguel do Oeste recebe 19 dos 46 novos PMs temporários formados para a região
Adolescente é baleado no rosto após garoto de 13 anos acessar arma do pai em Chapecó
Papa Leão XIV anuncia nódulo no pulmão e passará por cirurgia
Casal é morto a facadas em SC e ex-companheiro da mulher é suspeito