O município de São João do Oeste promove eventos de motivação e capacitação de cuidadores. Criado em 2010, o programa já soma 45 encontros ao longo de 15 anos. O Programa Cuidar de Quem Cuida de São João do Oeste é referência pelas iniciativas adotadas ao longo dos anos. Os encontros promovem reflexão sobre autocuidado dos cuidadores, em trabalho da Assistência Social, Secretaria de Saúde, agentes comunitários e APAE.
A Diretora de Assistência Social, Sônia Spaniol Theisen, chama atenção que o programa busca oferecer orientação, acolhimento e apoio aos cuidadores, que muitas vezes enfrentam desafios diários e grande sobrecarga emocional. Ela observa que cada dia cresce o número de pessoas que necessitam de cuidados e com isso as pessoas que desempenham esta atividade ficam sobrecarregadas.
De acordo com Sônia Theisen, os encontros proporcionam troca de experiências, aprendizado e fortalecimento dos participantes. Ela avalia que devido a responsabilidade neste trabalho é preciso dar uma atenção especial aos cuidadores para que tenham atuação eficiente e também cuidem da própria saúde.
“É comum também que os cuidadores de idosos apresentem um cansaço físico, dificuldades na própria família, vulnerabilidade nos vínculos sociais e comunitários, podendo até desencadear ansiedade e depressão” cita.
Para 2026 foram estabelecidos quatro encontros, dois já ocorreram. O próximo será em setembro e o último no final de novembro. A diretora de Assistência Social, Sônia Theisen relata que o objetivo é apoiar e fortalecer as famílias, além de promover autonomia e melhoria na qualidade de vida por meio de uma rede de apoio, qualificando também sobre as melhores formas de cuidar quem necessita de atenção especial.
FACISC entrega prioridades do Extremo Oeste a candidatos em setembro
Estudante de Medicina Veterinária realiza estágio nos Estados Unidos e relata experiência
Princesa cria programa de saúde em horário alternativo para atender trabalhadores
Agressor é preso ao ser encontrado dentro do armário da ex em SC
Cinco cidades do Extremo-oeste vão receber eletropostos para veículos elétricos neste ano
Correios criam serviço para entregar no Brasil compras feitas no Paraguai
SC cria plano para atuação em enchentes, estiagens e temporais
CTGs recebem aumento de alunos para danças tradicionalistas na região
Câmara de São José do Cedro aprova projetos em regime de urgência
Obra do novo Fórum de São José do Cedro avança para o segundo pavimento
Operação cumpre 39 ordens judiciais contra suspeitos de integrar facção no Oeste
Paraíso alcança nota 7,2 no Ideb e registra avanço de 12,5%