Santa Catarina é o estado que menos recebe Bolsa Família, conforme dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira, 8. Além da posição de destaque, Santa Catarina reduziu a participação no benefício, passando de 4,3% dos domicílios em 2024 para 3,9% em 2025. A redução do Bolsa Família acompanha o crescimento do emprego: o estado criou 58,8 mil vagas formais no ano passado e ostenta a menor desocupação do país, com apenas 2,2%.
“A melhor política social é a geração de emprego. É por isso que o Governo do Estado investe em um ambiente de negócios favorável, para que o catarinense crie sua empresa ou trabalhe com carteira assinada, levando renda e dignidade pra sua família. Esse número mostra, mais uma vez, como Santa Catarina pula o Brasil”, destacou o governador Jorginho Mello.
Ranking dos estados
Com apenas 3,9% dos domicílios recebendo Bolsa Família, Santa Catarina é o estado com menor participação no programa federal. Em seguida, no ranking dos estados, aparece São Paulo, com 7,6%. A terceira melhor posição é do Rio Grande do Sul, com 7,7%. Na sequência aparecem Paraná (8%), Mato Grosso do Sul (9,5%) e Distrito Federal (10,5%). A média brasileira ficou em 17,2%, conforme o IBGE.
“Santa Catarina está criando muitas vagas de emprego, fruto de um Governo do Estado que, sob liderança do governador Jorginho Mello, tem focado na atração de investimentos e no empreendedorismo. O nosso objetivo é seguir reduzindo a participação no programa social, porém com grande foco na qualificação da mão de obra. Iniciativas como o Universidade Gratuita, o CaTec e o SCTec vem justamente nesse sentido”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Edgard Usuy.
Além do menor percentual de Bolsa Família, Santa Catarina também é o estado que menos recebe programas sociais como um todo. Apenas 6,9% dos domicílios catarinenses receberam, em 2025, rendimento de algum programa social, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), ante média brasileira de 22,7%. Os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná somam 11,5% e 12,8%, respectivamente.
Fonte: Governo de SC
SC Rural 2 abre inscrições para agricultores e pescadores com R$ 21,9 milhões disponíveis
PM apreende maconha, cocaína e balanças em residência de SMO
Homem é preso com mil maços de cigarros contrabandeados na BR-163, em Dionísio Cerqueira
Colisão frontal deixa duas pessoas mortas em Nova Erechim
Polícia Rodoviária apreende mais de 100 quilos de maconha em São Lourenço do Oeste
Voos regionais entre São Miguel do Oeste e Florianópolis começam em novembro
Após receber 2.061 votos, Julio Bolfe avalia primeira candidatura como positiva
Silvéria Zanchi avalia eleição e defende maior valorização de candidatos de SMO
Reeleita, Daniela Reinehr coloca infraestrutura e defesa do agro entre as prioridades do novo mandato
Julia Zanatta lidera votação para deputado federal em 63 cidades de SC; Uczai vence em 50
Calmon registra maior percentual de votos para Lula em Santa Catarina
Presidente Estadual do PT diz que partido teve êxito nos objetivos eleitorais