A informação é da técnica de enfermagem e socorrista do Samu, Catiele Deters. Ela lembra que o programa do governo federal tem auxílio dos governos estadual e municipal.
A equipe deve ser acionada pelo telefone 192 com central em Chapecó. Um médico presta informações sobre os primeiros socorros e acionada equipes em toda a região.
Catiele chama atenção que a equipe é acionada em situações de trabalhos de partos, acidentes graves, sem vítimas presas em ferragens, pois este trabalho é realizado pelos bombeiros que possuem equipamento apropriados para o atendimento.
O Samu também está presente em situação de atropelamento, crises de ansiedade, desmaio, picadas de insetos, obstrução de vias aéreas e acidentes domésticos.
A técnica de enfermagem e socorrista do Samu de Itapiranga destaca ainda que a equipe está presente em atendimentos pré hospitalares ou transferências de paciente de um hospital para outro.
Catiele Deters destaca aumento de atendimentos relacionados a transtornos psicológicos com crises de ansiedade e depressão. As ocorrências relacionadas a Covid também registram grande demanda do Samu.
Catiele lembra que em Itapiranga são oito profissionais que trabalham em sistema de plantão de 24 horas com motorista e socorrista.
Fonte: Portal Peperi
Criminoso furta bicicleta de R$ 20 mil em Itapiranga e é preso horas depois no Paraná
Vítima de acidente na BR-163 em SMO é identificada
Vereadora pede projeto para pagamento retroativo a servidores de SMO
Presidente da Câmara de Vereadores promulga programa Mais Agro em Itapiranga
Homem morre em colisão entre carro e carreta na BR-163 em SMO
Câmara aprova audiência para discutir áreas de preservação em SMO
Associação Empresarial de São João do Oeste inaugura nova sede em setembro
Desfile Cívico marca programação de 7 de Setembro em Descanso
Discussão após descoberta de mensagens antecedeu morte de jovem em SC
Suspeitos de agressão a macaco-prego em parque de SC são identificados
Operação investiga enfermeiro por suspeita de favorecer facção em Chapecó
Comitê “Por Elas” completa um ano de atuação na Comarca de Mondaí